domingo, 8 de julho de 2018

Cespe: PF, IPHAN e CACD

Infelizmente acabou que eu não fui fazer o concurso para o TRT e acabou que desde no ano passado somente prestei um concurso público para a prefeitura de Itaocara, interior do RJ. Mas o salário é mais baixo do que eu ganho atualmente então somente fiz tal certame como forma de treino. Pontuei muito bem - era uma prova bastante fácil - e cheguei a constatação que está na hora de subir de nível.

A Cespe/ Cebraspe está com três certames abertos atualmente:

- Polícia Federal
- IPHAN
- Concurso de admissão à carreira de Diplomata

Tenho estudado algumas matérias básicas e posso afirmar que, das bancas que conheço, a Cespe é a mais difícil.

De qualquer forma pretendo me inscrever em pelo menos em um dos três certames citados acima.

O formato de prova da PF, por exemplo, é aquele já conhecido padrão cespe de apenas duas alternativas: Certo ou Errado, como indicado no trecho do edital a seguir:



50% de chance de acertar um chute, até que não parece tão mal, não é mesmo? Não se engane, as provas de nível superior da Cespe são extremamente difíceis, de modo que é mais fácil chutar numa questão de cinco opções de uma FGV da vida do que com apenas duas opções na Cespe. 

Além disso o acerto de uma questão correta anula uma certa, o que sem duvida faz com que não seja vantajoso chutar irresponsavelmente marcando o gabarito d aprova como se marca bilhetes de loteria.

Quanto ao IPHAN e ao CACD, as provas provavelmente ocorrerão no mesmo dia. O salário para o IPHAN é o menos chamativo dos três, portanto possivelmente deixará de atrair muitos candidatos de alto nível - mas não todos, claro.


Fechando o blog?

Ando bastante desanimado em escrever este blog, tendo em vista que ele simplesmente não dá lucro, o que me desmotiva bastante. O tempo que dedico aqui poderia ser mais bem aplicado em uma atividade mais lucrativa.

Ainda assim acrescentei a interrogação porque posso resolver escrever qualquer coisa aqui vez ou outra. Então muito possivelmente não estou fazendo um fechamento definitivo. De qualquer forma gostaria de deixar registrado que longos hiatos de postagens poderão vir e eu talvez não responda comentários imediatamente.

Abraços a todos os leitores e bons estudos! Rumo a armadura de ouro!


6 comentários:

  1. " ele simplesmente não dá lucro, o que me desmotiva bastante." - o lucro que meu blog me dá é o prazer de escrever sobre temas que me ajudam a viver melhor.

    dinheiro ganho trabalhando.

    escrever é um atos reflexão.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Scant, mas um trocadinho pra gelada de fim de semana cairia bem, rs. Enfim, realmente é um espaço que acabo dando uma passada vez ou outra, então não devo fechar o blog, mas escreverei com bem menos frequencia - chutaria no máximo um post por mês.

      Excluir
  2. Concordo com o Scant. Não dá pra contar que se vai ganhar dinheiro com blog.
    Blog é mais pra refletir e trocar ideias com quem comenta.

    Sobre concursos: Concursos de nível médio pra cima estão com uma conncorrência bruta. Pra passar o cara tem que acertar acima de 90% da prova.

    Até que ponto você acha que vale a pena insistir e investir em concursos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Anon, acho que vale muito a pena, não vejo outra forma de ganhar dinheiro, já ganhei pouco mais de mil no Estado, depois, há cerca de dois anos ganhava cerca de 2 mil numa prefeitura, agora estou na faixa dos 4k/5k, o negócio é ir subindo de nível devagar, o problema é que os certames vão ficando exponencialmente mais difíceis de acordo com o salário,sem falar que estão escassos em decorrência da crise. Mas é isso aí, como vc falou tem que mirar nos 90% de acertos, nunca vou fazer uma prova buscando passar sem mirar nos 90%, menos que isso considero praticamente ter falhado. Abraços!!

      Excluir
  3. Cespe é minha banca preferida. Dos 5 concursos em que fui aprovado, 4 foram organizados por essa banca.

    Porém acho a ESAF mais difícil e com a prova mais cansativa.

    CACD não é concurso para reles mortais, só pra quem pretende dedicar a vida a isso.

    Concordo com os colegas sobre o blog, eu nem monetizo o meu. Meu pagamento é esse diálogo com pessoas com a mentalidade tão evoluída que não encontro no meu dia a dia.

    Abraço e bons estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, então finalmente encontramos algo em que discordamos, IC. Diria que FGV é mais meu tipo. Cespe - principalmente no CACD - é extremamente conteudista, deixar questões em branco é uma estratégia a ql ainda não me adaptei.

      Grande abraço.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas