Bom, isso vai chatear a maioria dos eventuais leitores deste blog, que são bolsonaristas ou pelo menos anti petistas ao ponto de preferirem até o Bolsonaro do que o PT no poder.
De fato o assunto é delicado e aflora os ânimos de muitos.
Particularmente, eu considero ambos candidatos muitíssimo ruins e em qualquer país sério sequer seriam considerados a síndico de prédio, quanto mais a presidir a república.
Mas este, não é um país sério.
São essas as opções, por mais que queiramos outras: Lulo, Bolsonero ou se abster de escolher entre o menos pior.
Essa semana, o Amoedo, um político que respeito, até porque não é exatamente o que se entende no léxico brasileiro como "político", talvez por isso soe estranhe chamá-lo assim...
Talvez seja porque no Brasil os políticos nascem ao contrário do ideal: é gente inútil que vai pra política pra enriquecer, ao invés de ser gente já feita que vai pra vida pública em busca do bem comum. O Amoêdo é o contrário deles, portanto é o ideal.
Pois bem, essa semana, o Amoêdo (deixa eu retomar o texto onde estava após essa longa observação) foi muito criticado por declarar o voto em Lula. Pessoalmente, penso que para ele o ideal seria declarar voto em branco, mas o camarada tem total liberdade de escolher o menos pior dos males e ele mesmo disse que seria oposição imediatamente no dia seguinte.
Mas e um concurseiro, como deve votar?
A resposta é óbvia.
Lula.
Dou a razão em linhas gerais: atualmente está tramitando no congresso um texto horrível da chamada reforma administrativa, assinada pelo próprio Paulo Guedes.
Em diversos posts aqui no Carreira de concurseiro, expliquei porque esta PEC é muito ruim.
Fato é que os bolsonaristas conseguiram alto quórum em ambas as casas legislativas federais, o que pode ocasionar que essa "reforma" seja aprovada. O Lula no Executivo pode equilibrar as coisas, em outras palavras, os malucos extremistas se anulam.
O texto é ruim não só pra que pretende fazer concurso, como também o é pro usuário do serviço público, que terá que lidar majoritariamente com cabides de emprego apadrinhados políticos.
E eu? Como voto?
Bom, após a minha explicação acima, a resposta correta seria Lula, o momento seria de votar com o fígado.
Mas creio não ter estômago para isso.
Apesar de tudo, não tenho coragem de digitar o 13 na urna, ainda estou invicto quanto a isso.
Então devo votar em branco.
Olá, Astronauta! Concordo contigo em género, número e grau. A reforma administrativa do jeito que está sendo redigida é muito ruim para nós! Estou num dilema muito grande entre o nulo e tapar o nariz e votar no bozo.
ResponderExcluirTambém não critico quem vota no mula, é onde conseguimos chegar como brasileiros.
A verdade é que o melhor seria terminar de uma vez por todas com o presidencialismo e ficarmos num parlamentarismo nos moldes europeus. Seria o fim de líderes tão bananescos.
Abraços!
Verdade, CT, uma coisa é certa, tanto um, quanto outro, as opções são horríveis. Também sou entusiasta do parlamentarismo no Brasil, entre outras coisas, é mais fácil pra tirar um líder de desempenho insatisfatório, vide l que ocorreu no Reino Unido neste ano. Grande abraço!
ExcluirOlá Astronauta. Acredito que se você for concurseiro mesmo e pretende continuar nesse objetivo, seria um tiro no pé votar em branco ou bolsonaro. É líquido e certo que se bolsonaro continuar no poder essa reforma administrativa do guedes vai passar e ela representa o fim do serviço público como conhecemos. Então, se vc tem alguma ressalva quanto ao Lula, acho que seria mais sensato engolir isso e votar de forma pragmática nele.
ResponderExcluirAbraços!
É uma linha de raciocínio respeitável, essa sua, abraços.
ExcluirNo caso de decidir não votar em nenhum amigo, você pode fazer sua justificativa pelo aplicativo da justiça eleitoral. (eu soube recentemente dessa possibilidade e pode ser útil para economizar tempo ou simplesmente ficar em casa descansando).
ResponderExcluirVerdade Ano, já estava ciente e já baixei, fica aí a dica para qm se interessar, abraço!
ExcluirMuito bom o blog vou deixar o meu aqui também onde falo das peripécias do beta,tomei tiros de ze droguinha,moro em perifa,encontrei meu estilo de vida frugal e ganhando dinheiro fazendo show pra gays e trabalhando com pornografia,foi assim que consegui juntar patrimonio,deixo meu blog e acompanhem e comentem:
ResponderExcluirhttp://anomdostrestiros.blogspot.com/
Fiz o mesmo, votei em branco, ambos os candidatos não agregam nada, mas visto Luiz ter ganho, talvez as coisas se equilibrem na casa.
ResponderExcluirVamos ver no que vai dar. Grande abraço!
Excluir