domingo, 25 de setembro de 2022

Senado: Quantitativo de pedidos de isenção

 Confesso que tenho deixado os estudos para o Senado em segundo plano, ao passo que foco no concurso da Receita Federal, de modo que, para o Senado, só tenho estudado as matérias mais generalistas - português, inglês, informática etc, tendo em vista que são matérias em comum com a Receita.

Ainda assim, vou fazer a prova, ainda que provavelmente vá apanhar na parte específica. Estou inscrito no concurso, e sinceramente, cheguei num ponto que fazer concursos para mim é uma diversão. Na pior das hipóteses, vai ser um amistoso que servirá como treino pra Receita, jogo sério, pelo menos para mim.

Pois bem...

Quantitativo de pedidos de isenção: Termômetro do que virá?

Fui olhar o quantitativo de pedidos de isenção deferidos:

  • Um cargo de Analista que exige qualquer formação: 1.1615 pedidos. 
  • Um outro cargo de Analista que exige qualquer formação: 1.229 pedidos.
  • Policial Legislativo, que exige apenas o ens. Médio: 2.547 pedidos. 
  • Analista com formação específica em Informática: 208 pedidos.
  • Analista com formação em Enfermagem: 487 pedidos.
  • Analista com formação em Arquivologia: 57 pedidos.
  • Advogado: 634 pedidos. 

O que podemos constatar aqui?

Ora, algumas coisas óbvias.

Cargos que pedem qualquer formação superior são menos disputados que aqueles que pedem apenas ens. médio. Fato.

Porém, nem se comparam aos que pedem formação Superior específica. 

Dentre os que pedem formação específica, também há uma hierarquia clara de concorrência, com as formações mais raras trazendo bem menos concorrentes.



Um comentário:

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas