segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Quatro anos de carreira de concurseiro e uma seca de concursos

 La se vão quatro anos, como o tempo voa. Nesses anos aprendi muito, mudei muito com o aprendizado e talvez já não concorde com algumas coisas que tenha escrito aqui há uns anos atrás.

Mas, via de regra, eu ainda concordo com a maior parte do que escrevi e ainda por cima sofistiquei meu pensamento a respeito de tais tópicos, desenvolvendo mais e aperfeiçoando pensamentos anteriores.

Que coisa boa.

Ainda sou concurseiro, atualmente ganho um salário minimamente digno que me da paz, de modo que sou uma pessoa de gostos simples, mas, a minha tendência é não se acomodar com a mediocridade, portanto, ainda tenho muito a estudar, ainda passarei muitas horas de minha vida estudando informática, português, matemática, direito e tantas outras matérias.

E talvez eu não passe em outro concurso, talvez por detalhe, uma perguntinha ou outra que eu erre, se eu não estiver bem no dia da prova etc. já são um abismo em meio a um concurso altamente disputado, com vários candidatos bons.

Mas somente a satisfação em ter tentado, em ter virado um candidato altamente competitivo já serão suficientes para me trazer uma alegria minima.

2020 tem sido um ano de seca no mundo dos concursos, mas não há do quê reclamar, a pandemia prejudicou muitas coisas muito mais importantes, os concursos virão, agora de forma acumulada, então, deduzo que o cenário concurseiro pós pandemia será rico em certames no curto prazo.

Sou concursado, quando comecei este blog eu também era, mas num cargo ridículo, no qual eu mal ganhava um salário minimo, recentemente, um amigo meu me confessou que admira este fato de eu ter progredido na vida, de não ter ficado parado. Se eu ficasse olhando o tempo passar sem nada fazer, talvez ainda hoje estaria uma pessoa depressiva me matando de trabalhar naquele cargo horrível.

Por isso hoje sou grato a Deus pelo emprego que tenho, estou longe de ser rico, mas pelo menos, tenho o minimo de dignidade.

Já sou concursado, mas ainda sou concurseiro, provavelmente eu ainda seria concurseiro se ganhasse 20 mil, porque aí ficaria olhando para os cargos de 30. O topo da carreira ainda está longe e provavelmente este blog ainda narrará muitas aventuras nesta jornada.

Uma curiosidade, recentemente uma amiga minha estava conversando comigo sobre concursos e fez uma referência que eu logo deduzi ter sido tirada deste blog, evidentemente ignorei e não perguntei da onde ela tinha lido aquilo, se é que tinha lido em algum lugar, rs. Mas muito provavelmente foi daqui, rs.

Obrigado aos leitores por estes quatro anos maravilhosos, espero ter contribuído com boas ideias a muitos e que venham muitíssimos anos de  mais concursos para todos. Eu ainda estarei por aqui, se Deus permitir, como concursado e como concurseiro.




5 comentários:

  1. Parabéns pelos concursos amigo! Sou FP também dos TAES federal nivel médio, ganho pouco como bem sabe, estou aprovado em um concurso do meu estado para ganhar uns 2k a mais porém o concurso ta enrolando até as tampas para nomear por conta da pandemia. Mesmo nessa seca estou mirando em uma possível PF/PRF ano que vem, não é meu sonho mas é a oportunidade que ta surgindo, espero que dÊ certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns meu amigo, e o lance é seguir em frente, sempre buscando mais, abraços!

      Excluir
  2. Parabéns, Astronauta! O importante é evoluir e não ficar parado na vida só reclamando das coisas, porque nenhum emprego é perfeito. Mesmo no cargo mais top com o maior salário que se pode ganharno governo você ainda teria motivos pra reclamar de alguma coisa. A vida é assim mesmo.
    Paralelamente ao estudo para concursos você tem um plano B, para o caso de o Estado por algum motivo parar de pagar ou atrasar pagamentos, que nem já ocorreu pelo menos no RS e no RJ? Se não, deixo essa sugestão para você. Separe algum horário na semana para aprender habilidades que te permitam ganhar renda sem depender do governo.
    Abraço e parabéns pela evolução. Continue em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mago, que bom te ver por aqui, já acompanho o seu blog há um tempo e devo dizer que é um dos melhores por aqui.

      Bom, eu não falo muito disso aqui no blog, mas eu aporto td mes cerca de 20% do que ganho, claro que estou muitíssimo longe de ter uma renda satisfatória de dividendos, mas devagar já to criando um colchão de segurança para o meu eu futuro.

      Abraços.

      Excluir
    2. Obrigado pelo elogio e pelo reconhecimento, Astronauta.
      Isso aí, vai aportando todo mês para ir acumulando patrimônio e ir se aposentando um pouquinho a cada dia. Mas não deixe de investir na sua formação, para que você seja sempre capaz de gerar renda sem depender do seu emprego, seja ele público ou privado.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas