sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Socialistas realmente sabem sobre o que estão falando?

Via de regra, não sou muito de conversar sobre politica com amigos e famílias, os ânimos tendem a se exaltar em meio as paixões muito pessoais de cada um e eu mesmo questiono a minha própria capacidade de manter a compostura e o controle, correndo o risco de perder a amizade de pessoas queridas.

Outro dia entretanto resolvi quebrar a regra e indagar a um amigo meu, ex-colega da faculdade de História - contexto: ele tem 30 anos, bem empregado em dado banco privado com salário razoável, casado e com um filho -, pedi para que elencasse os pontos centrais das coisas que ele defende, sendo que ele se apresenta como social democrata.

Conclui duas coisas com a resposta do mesmo:

1- Prontamente apontei que muitas das coisas que ele defende estão em sintonia com o meu pensamento, o que me deixou um tanto perplexo. Por exemplo: ele defende politicas de assistencialismo como bolsa família para os especialmente mais necessitados, frisei que em um mundo ideal tais politicas não deveriam existir, mas, já que existem, apoio programas como bolsa família e outras formas de assistencialismos descarregados de burocracia estatal, citando autores como Milton Friedman para frisar que tal pensamento é bem aceito no meio liberal. 
Curioso, a despeito de extremismos, interessante notar a quantidade de terreno em comum que podemos possuir sem notar.

2- Ao perguntar sobre seu pensamento sobre comércio internacional, o mesmo deixou a entender que seria favorável ao livre comercio. Prontamente retruquei que os partidos tradicionais de esquerda no Brasil e no mundo tendem a ser protecionistas, ao que o mesmo respondeu dizendo o seguinte "- não sei dizer, teria que pesquisar mais sobre o que tais partidos defendem a respeito". Isso sim me deixou verdadeiramente perplexo.

Ora, a bandeira majoritariamente defendida por partidos de esquerda no que tange a comércio internacional tende a ser a do protecionismo, isso é um fato dado.





Mais tarde, pensando sobre essa conversa, imediatamente me veio a mente uma questão corriqueira, mas que talvez eu não costume dar a real importância:

Socialistas realmente sabem sobre o que estão falando?

Sabem o que estão defendendo??? Sabem como votam os legisladores de seus partidos??? Seriam eles, na verdade, liberais/ libertarians sem saber?

Boa parte deles são adolescentes ou jovens nos seus vinte pouquinhos, os quais questiono muito se realmente sabem no que estão votando.

Por fim, outra coisa que notei nos escritos de meu amigo, é algo muito comum na estética textual de esquerdistas formandos/ formados em história e afins: um palavreado confuso que parece querer despistar o leitor, uma camuflagem talvez para que o receptor não note a falha de preparo do mensageiro. Não obstante, em algumas de minhas réplicas as palavras de meu amigo, geralmente começava dizendo algo assim: "bom, se bem entendi o que você disse"... Realmente eu não entendia, só são sabia se objetivo era esse mesmo.

O socialista desavisado é aquele cara que torce e concorda pelo que o time do Cap. América defende em Civil War, mas na vida real, por alguma razão, votaria pelo time do Iron Man.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas