domingo, 29 de dezembro de 2019

Oráculo: Respondendo perguntas em grupos de Facebook


Bom, passeando pelo Facebook, notei que muitos usuários fazem perguntas sobre concursos em grupos sobre o tema. Os usuários por la respondem. Vou copiar alguns destes questionamentos e tentar responder por aqui.

Vamos começar:


Pessoal, o que vocês acham de estudar 4 horas por dia antes de sair o edital? Eu vi num vídeo do estratégia que tem que estudar até doer, e quando sentir que está doendo, pare... Eu não consigo ficar tanto tempo estudando, perco minha concentração muito rápido. Falaram pra mim que só irei passar se eu estudar 12 ou 16 horas diárias. Gente, que isso... É assim mesmo? - ‎Caroline C.

Com certeza a carga de estudos ideal varia de pessoa para pessoa, mas convenhamos que estes que alegam estudar dezesseis horas por dia devem muito provavelmente estar blefando. Penso que pode ser uma estratégia odiosa para eliminar a concorrência, assustando concurseiros leigos ao fazê-los acreditar que só da pra passar se você só estudar e dormir ao longo de seu dia. Evidentemente que o descanso é essencial e sem falar que nem todo mundo dispões de tantas horas por dia assim para estudar. No geral, para quem já tem uma base, três horas por dia já são suficientes para passar em concursos medianos. 


[Enquete] Qual sua expectativa em relação aos concursos públicos/situação do país? - Abraão P.

(x) Continuo estudando normalmente
( ) Desacelerei um pouco
( ) Desisti de concursos público por enquanto, talvez uma dia eu volte...
( ) Parei mas pretendo voltar no futuro

Marquei a primeira opção da enquete. Embora eu esteja parado nos estudos atualmente, a situação está normal para mim. Sem dúvidas, a politica orçamentária restritiva do Executivo Federal sob Guedes deve limitar o número de vagas ao longo da Era Bolsonaro, mas existem ainda os outros poderes, inclusive nas outras esferas. Não há muito o que temer, as vagas estão mais escassas, é verdade, mas isso não é de hoje, já está assim há uns anos.


Boa noite! Tenho 17 anos, ano que vem estarei no 2°ano do ensino médio porque fui reprovado duas vezes (...).
Estou começando a me preparar para concursos (vi que é a única saídakk), então estou pegando essas 3 básicas por enquanto, português, matemática, história, e vou dar início a geografia, só não vou me aprofundar por enquanto em outras matérias porque vou terminar a escola só em 2021 e ainda não sei qual concurso prestar. Então pra não ficar parado já vou estudando as básicas principalmente português e matemática que cai em todo concurso.

Primeiro é realmente interessante ver um rapaz de 17 anos já buscando alguma coisa. Nessa idade eu estava completamente perdido e despreocupado.

Só não sei porque diab*s o garoto está estudando História e pretende começar Geografia, tendo em vista que são matérias raríssimas em concursos, a não ser que tenha algum especifico em mente, o qual cobre tal conteúdo.

Embora ainda não tenha completado 18, já pode ir prestando certames, tendo em vista que a ter ser convocado, já deve ter alcançado a idade minima.

O rapaz foi certeiro ao elencar matemática e português para estudar, realmente, essas duas matérias citadas caem em quase todos os concursos.


Gente, qual o ponto de vista de vcs atualmente sobre faculdade? lógico que todo concurseiro sonha com a sua nomeação, mas hj em dia temos que está atendo para outros planos. Parece que tudo está dificil - Luaninha F.

Bom, eu já falei disso em outros posts, então serei bem direto: faculdade é essencial,n não é porque você vai ser concurseiro que deve não fazer faculdade, como amoça que fez a pergunta parece querer inferir, os dois na verdade são complementares. Faculdade é, repito, essencial, nem que seja um tecnólogo de uniesquina só para fazer aqueles concursos que exigem qualquer nível superior.

Neste post eu falo melhor sobre essa questão.


Boa noite, gente! Vou fazer um concurso, 1 vaga para 250 pessoas. Compensa fazer de fato? Alguém já conseguiu êxito nestas circunstâncias? - Sofhia W.

É claro que compensa, pelo menos uma pessoa necessariamente tem que ser convocada, então evidentemente há quem já tenha conseguido êxito nestas circunstâncias. Sei que assusta, mas as vezes este tipo de concurso pode ser mais fácil que outros com mais vagas, porém mais visados, sem falar que, a proporção 1/250 não está la das mais pesadas.



Bom, por enquanto é só, vamos ver se transformo este post numa série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas