terça-feira, 25 de abril de 2017

Uma breve história de Peter Pan Gordão

Sabem, eu tenho que dizer, adoro o sistema capitalista, ainda que reconheça todas as suas falhas. Digo isso pois adoro o desafio, a emoção de poder se esforçar e ganhar dinheiro. Sim, eu sei, há pessoas ganhando milhões fazendo coisas estúpidas enquanto gênios morrem sem oportunidades no terceiro mundo, sim, o capitalismo não é perfeito, mas sem dúvida é o melhor que nos temos. Daí talvez eu ter me interessado muito por concursos públicos, saciam de certo modo meu desejo por competitividade, pois o setor privado no Brasil é muitas vezes dominado não pela meritocracia, mas sim pelo apadrinhamento. 

Dito isso...

eu tenho que confessar,

sou viciado em ganhar dinheiro.

E como o viciado em ganhar dinheiro que sou e trabalhando em um emprego que me desgasta pouco...
"Eu apenas encaro minha mesa, mas parece que estou trabalhando."
...frequentemente me vejo procurando bicos para ganhar uma grana extra, sabendo disso, recentemente um bom amigo me colocou em uma fita para realizar TCC's - trabalhos de conclusão de curso - encomendados por alunos de uniesquinas, esse meu amigo faz este tipo de coisa há bastante tempo, mas ultimamente anda sobrecarregado e me passou alguns projetos, os quais aceitei com um sorriso nos lábios, enquanto ele anda ocupado.

Claro, que, basta sair um novo edital de concurso interessante que não terei mais tempo para isso, sim, eu sei, dizem ser um erro um concurseiro somente estudar quando o edital saí, mas é o que eu faço, e acho que funciona para mim...

Mas porque estou falando de meu vicio em dinheiro?

Porque ultimamente tenho de certo modo me incomodado com muitos de meus amigos que são extremamente acomodados, não fazem nada para aprimorar seus currículos, parecem felizes estagnados em MCsubempregos.

Dentre estes amigos, há um caso verdadeiramente especial sobre o qual quero comentar hoje, um breve resumo da vida de um amigo, não revelarei o nome dele, mas vamos chamá-lo de...

Peter Pan Gordão

Peter Pan porque ele é extremamente imaturo, gordão, bem... porque ele é gordo.

A primeira coisa que você deve saber sobre Peter Pan Gordão  é que ele tem 32 anos de idade e mora com os pais, não me leve a mal, nada contra alguém de 32 anos morar com os pais, desde que a situação seja financeiramente saudável para todos, mas não é o caso aqui, já que Peter Pan Gordão não tem um emprego, bem como não ganha um mísero centavo há pelo menos uns três anos.

No que tange a aparência, além da gordura, destaco que Peter Pan Gordão faz questão de ostentar uma enorme barba suja digna de um mendigo - mais uma vez, não me levem a mal, nada contra pelos faciais, eu mesmo sou um grande apreciador deles e frequentemente os uso.

Dentre seus principais hobbies, destaco ficar reclamando com regular frequência que não tem namorada.

Feita essa apresentação, pois bem, saibam que eu, como bom amigo que tento ser, fiquei bastante preocupado com o rumo que a vida de Peter Pan Gordão parecia tomar, e comecei a incentivá-lo a sair do estado deplorável e estacionado em que se encontrava.

Como o curriculo dele é uma grande bosta, achei que seria uma boa ideia incentivá-lo a fazer algo que me interessa muito, e se você leu o título deste blog imagina o que seja: prestar concursos públicos.

Ta, eu sabia que Peter Pan Gordão não é alguém muito inteligente, nem muito estudioso, porém acreditava do fundo de meu coração que ele tinha condições de, no minimo, passar em um cargo básico em um concurso municipal, o que lhe daria pelo menos certa estabilidade e renderia alguns trocados.

Então eu o incentivei, ajudei um pouco nos estudos e lhe disse que poderia muito bem caminhar sozinho nessa jornada, afinal, material para estudo na internet era o que não faltava.

Isso foi há cerca de dois anos, de la pra cá ele fez alguns poucos concursos fáceis, sem conseguir classificar, e aparentemente continua na estaca zero.

Talvez eu tenha errado na análise que fiz há dois anos, talvez concursos não sejam para ele, talvez devesse tentar algo na iniciativa privada.

Mas o fato é que cansei...

Cansei de tentar ajudá-lo e, sei que posso soar como alguém negativo ao dizer algo assim, mas cansei da amizade de Peter Pan Gordão, afinal, o simples fato dele ser uma pessoa tão estagnada é algo que me intoxica.

Prefiro cultivar amizades que me acrescentam algo, desde uma conversa produtiva até algo que me beneficie financeiramente, como o caso do amigo que me disponibilizou a chance de escrever TCC's por dinheiro.

5 comentários:

  1. Cara, você vai fazer o TCC inteiro? Eu to precisando de grana, mas teria que me pagar muitíssimo bem pra topar um negócio chato desses.

    E vc fez muito bem com o gordão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, na verdade já fiz! rs, como tema me interessava bastante, até que não foi muito chato, porém ganhei pouco (apenas 400R$) e confesso que só faria de novo se me pagassem no minimo uns 700, caso contrário não compensa o tempo e energia utilizado.

      Mas mudando de assunto, MIN, vc viu este trainee para prefeitura de Niterói? A primeira etapa é online: https://www.processoseletivoniteroi.org.br/

      Excluir
  2. Olá, Astronauta!

    Ter gente tipo o seu amigo ao meu redor me murcha! Parece que gente assim suga nossas energias, tamanho marasmo que eles inspiram. Não é a toa que não consegue mulher, mas vai uma mulher falar isso, já jogam pedras chamando de interesseira hahaha

    Pagar pra fazer TCC? Opa, se precisar terceirizar o trabalho, fale comigo :p

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, verdade Jaque, por falar nisso, eu mesmo pessoalmente odeio mulheres que sejam assim - mas ninguém me chama de interesseiro com isso. No que tange a relacionamentos quero alguém que venha a somar...

      kkk, ok, tamos aí, se tem louco pra pagar, nós que não somos loucos em não fazer...

      Excluir
  3. não tem jeito, tem que correr de gente assim. Já perdi a paciência até com a família por causa desse mesmo marasmo. Pela sua definição meu irmão mais velho seria o Peter Pan Gordinho!

    Lembrei de quando eu era bom com AutoCAD e recebia propostas pra fazer pequenos projetos de outros alunos, coisa de R$ 100 no máximo. Mas perdi o rumo no meu curso, fiquei um tempo parado, enferrujei e perdi contatos. Vou guardar essa ideia de cobrar TCC dos chimpas, pode vir a calhar no futuro.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas