sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Questões idiotas em concursos públicos #1

Mas que P*rr4 de questão é essa!?
Não é novidade para qualquer concurseiro que uma maneira bastante interessante de se estudar para concursos públicos diz respeito a realizar questões de concursos anteriores, preferencialmente da mesma banca que realizará a prova a ser feita.

Dessa forma, o concurseiro acaba por se deparar com dezenas, talvez centenas, de questões diariamente, muitas das quais chamam a atenção pela facilidade espantosa ou por qualquer outro fator que possa despertar estranheza aos concurseiros.

Pensando nestas questões, resolvi estrear hoje uma nova série de posts chamada "Questões idiotas em concursos públicos", nada muito sério, apenas um pouco de humor involuntário que encontro em algumas de questões ao longo de minha jornada concurseira.

Vamos la.


Ano: 2017 Banca: Alternative Concursos Órgão: Prefeitura de Sul Brasil - SC
Prova: Agente Educativo

Nesse ano [de 2017] em que dia será o feriado de Carnaval?


  a) 07 de março.

  b) 07 de fevereiro.
  c) 14 de fevereiro.
  d) 21 de fevereiro.
  e) 28 de fevereiro.  


Aparentemente o pessoal da Alternative Concursos considera bom conhecimento do calendário de carnaval anual um ótimo pré requisito para exercer o cargo de Agente Educativo.


Quando vi essa questão eu tive certeza que estava lidando com profissionais, foi amor a primeira vista, sabia que esta poderia ser uma promissora banca elaboradora de questões esdruxulas, então procurei por mais.


Foi aí que comecei a notar alguns tópicos recorrentes nas provas de conhecimentos gerais da banca, e, olha só, mais uma vez uma questão carnavalesca (para o mesmo cargo!):

Ano: 2014 Banca: Alternative Concursos Orgão: Prefeitura de Paulo Bento Prova: Agente Educativo

Atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Trata-se do Carnaval:  

a) do Rio de Janeiro.  
b) de São Paulo.
c) de Salvador.
d) de Fortaleza.
e) do Recife. 


Mas nem só de carnaval vive a Alternative Concursos.

Na questão a seguir, percebam que eles resolveram inovar, ilustraram a prova com a foto de duas luvas e perguntaram aos candidatos o que seriam estes estranhos objetos:

Ano: 2014 Banca: Alternative Concursos Prova: Agente Educativo
A imagem abaixo representa qual material?
a- Tesoura
b- Luvas Cirúrgicas
c- Gase
d- Máscara facial.
Hoje aprendemos que, se tudo der errado na sua vida, você ainda pode ser agente educativo - desde que saiba identificar um par de luvas.

O fato é que a parte mais difícil de todas essas questões da Alternative Concursos é passar a resposta para o gabarito. Provas de salário baixo em pequenas prefeituras costumam ter certames bastante fáceis, devido a faixa salarial e a baixa concorrência. O mais louco é que muitos dos que passam neste tipo de prova fácil - não todos claro - começam a empinar o nariz virando arrogantes sem razão.

Enfim, espero retomar a série em breve. Por hoje é só.

5 comentários:

  1. quando as questões sao idiotas, o cargo é ruim (paga pouco).

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem questão idiota pra concurso top tbm, ST. Obviamente, não tão idiota quanto essas aí, mas idiotas.

      O último concurso para técnico do TCU foi um exemplo, dê uma olhada nas questões de informática e atualidades!

      Excluir
    2. Concordo com a observação do IC, Scant, claro que é mais facil achar este tipo de questão em cargos ruins de pequenas prefeituras, mas também já as vi em concursos para cargos visados - o que com certeza é Ruim principalmente pros bons candidatos, uma questão idiota em uma prova de 50 questoes por exemplo, é o mesmo que fazer uma prova com 49 questoes. Vou ver se animo e faço uma parte dois exclusiva com concursos alto/ médio nivel, inclusive olhar essa prova q vc mencionou, IC, abraços a TDS.

      Excluir
  2. Meu Deus, que questões ridículas! Nem dá para acreditar que isso é verdadeiro! Mas conhecendo o nível das bancas que elaboram os concursos de prefeituras de pequenas cidades, tá no nível.

    Ridículo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurando, dá pra achar coisa pior, essas foram as primeiras que bati o olho. Grande abraço IC.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas