segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Lei Orgânica de Maricá - RJ Concurso 2018

A Lei Orgânica do Município de maricá está disponibilizada no site da prefeitura, através do seguinte link: https://www.marica.rj.gov.br/leis-e-decretos/.

A Prefeitura de Maricá lançou edital para Concurso Público que objetiva a contratação de 603 profissionais de todos os níveis de escolaridade. Como de praxe, o certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Com jornadas de trabalho de 15 a 40 horas semanais, as vagas são para os cargos de Docentes I nas disciplinas de Artes (13); Ciências Físicas e Biológicas (18); Educação Física (30); Geografia (15); Matemática (23); História (14); Língua Estrangeira Inglês (8) e Língua Portuguesa (29); Inspetor Escolar (14); Orientador Pedagógico (25); Orientador Educacional (21); Assistente Social (12); Profissional de Educação Física (4); Enfermeiro (2); Fisioterapeuta (5); Fonoaudiólogo (5); Nutricionista (1); Pedagogo (3); Psicólogo (12); Terapeuta Ocupacional (4); Contador (7); Fiscal de Vigilância Sanitária (3); Auditor - Ênfase em Controle Interno (3); Fiscal de Tributos (28); Analista de Controle Interno (1); Procurador do Município - Nível I (3); Docente II (225); Técnico de Enfermagem (4); Técnico em Contabilidade (3); Agente Administrativo (4); Fiscal de Posturas e Transportes (9); Fiscal de Obras e Meio Ambiente (14) e Técnico de Apoio ao Controle Interno (5).

Há diversos dias de prova, ou seja, você pode se inscrever em mais de um cargo.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 27 de agosto através do site www.coseac.uff.br/concursos/marica/2018. A banca escolhida para realizar o certame é - por alguma razão - a Universidade Federal Fluminense – UFF por meio de sua Coordenação de Seleção Acadêmica – COSEAC. No site da prefeitura é possível encontrar uma notícia sobre o lançamento do edital, que, claro, vira material para promoção politica. 

Cargos de destaque

Há algumas opções bastante interessantes no edital, batendo o olho na tabela de vencimentos básicos, de cara um cargo se sobressaí, Procurador do Município - Nível I, com salário inicial de R$ 9.185,40:


Entretanto existem apenas três vagas, sendo apenas duas para ampla concorrência. Além é claro da formação em direito exigida.

Porém este não é o único cargo interessante no concurso, destaco mais dois: Fiscal de Tributos e Fiscal de posturas, o primeiro é aberto para qualquer nível superior, o segundo, para qualquer nível médio. Os salário base não passam de 3 mil, mas, segundo o edital, estão entre os cargos com gratificações que podem chegar a até 400%, ou seja, um fiscal de posturas poderia receber 10 mil mensais! O que sem dúvida é muito para um cargo de nível médio no âmbito municipal.

Outro cargo que deve ser destacado é o de docente II, pelo grande número de vagas, 225 no total. Além disso o cargo exige uma formação especifica, o que restringe o número de candidatos e torna ainda mais fácil aprovação. Some isso ao fato de que o salário não é de se jogar fora - pouco mais de 1700 mensais - e temos aqui uma grande pedida para concurseiros amadores - desde que, é claro, atendam aos requisitos do cargo.

Maricá, o município

A localização do município é bastante estratégica para um concurseiro do interior como eu: na região metropolitana, próximo a capital e portanto do polo onde são realizados todos os concursos de alto nível que ocorrem no Estado.

Cidade litorânea de 153 008 hab, vizinha de municípios mais famosos como Niterói e São Gonçalo.

O PIB é o 12º do Estado, o que pode te dar uma noção do tamanho do orçamento da prefeitura local. 

Maricá nos anos 1970, me lembra os pequenos municípios do interior hoje.

Pessoalmente nunca estive na cidade  de Maricá, dei um passeio por la no Google Street View e até que parece uma cidadezinha praiana bonitinha como outra qualquer:


Entretanto, foi este município que o senhor Eduardo "depois deste áudio vazado não conseguirei ser governador" Paes chamou de "Merda de Lugar". Ainda assim o camarada deu as caras por la, recentemente, em campanha eleitoral, como informado por O Globo. Só consigo imaginar o quão awkward deve ter sido essa visita.

Resumo da ópera: 


Alguns cargos interessantes e alto número de vagas, somado localização, na região metropolitana, devem colocar este certame na mira de considerável número de concurseiros profissionais e iniciantes.







Um comentário:

  1. "Procurador do Município - Nível I, com salário inicial de R$ 9.185,40"

    só salva esse e o salário é ruim para o nível do cargo, pois lembra os ganhos de técnico judiciário federal.

    tomara que pague honorários volumosos.

    bom para quem nasceu lá.

    abs!

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas