domingo, 21 de março de 2021

Processo seletivo do IBGE deve vir "pegado"

 O IBGE lançou alguns editais para provimento de cargos temporários para realizarem o Censo 2021. Vou fazer este processo? Evidentemente que não, não posso acumular com o meu cargo efetivo, mas, como entusiasta do esporte concurso público que sou, não posso deixar de notar que está prova deve vir disputada.

Há muitas vagas, é verdade, mas o percentual de desemprego no país atualmente está altíssimo, portanto, muito provavelmente estes cargos temporários do IBGE devem atrair muita gente desempregada.

Recomendo este cargo para concurseiros experientes que seguem a estratégia Carreira de concurseiro, muito preconizada neste blog? Somente se o concurseiro em questão estiver desempregado e ficar uns meses como temporário do IBGE não comprometer os estudos para cargos mais sérios. Faça uma reserva de caixa muito modesta com essa parca remuneração e posteriormente volte a se dedicar exclusivamente aos estudos, já tendo uma reserva para pagar eventuais despesas emergenciais.

Agora, se você já for concursado, ainda que em um cargo que pague menos que o do IBGE, então, não recomendo que faça este processo seletivo, afinal, depois de passado o prazo temporário do IBGE você terá aberto mão de seu outro cargo e ficará desempregados e, meus amigos, eu que já passei por isso, digo que ser concurseiro desempregado gera um estresse muito grande, sendo preferível ser concurseiro já empregado em um concurso básico, nem que seja um de salário minimo.


Em tempo: Há alguns anos escrevi sobre outro processo seletivo do IBGE, muito do que falei na ocasião vem a calhar para este processo de 2021 também, confere aqui!


4 comentários:

  1. Vou prestar pra APM/SCQ. Mas estou achando que o concurso vai ser adiado/suspenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, GPF, inclusive li por alto essa semana que o gov cortou 90% da verba para o censo, o que imagino torna o trabalho inviável.

      Excluir
  2. Quem tá desempregado atira pra todo lado
    Poucos podem se dar o luxo de escolher

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Scant, mas pior que tem muita gente fresca que, mesmo desempregada, ainda quer se dar ao trabalho de escolher, preferindo inclusive deixar oportunidades passarem para continuar sendo bancados pelos pais, pelo Estado ou sei la pelo que. Eu não era assim quando estava desempregado, odeio ficar na aba de outrem ,mas há quem possua filosofia de vida diversa da minha.

      abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas