sexta-feira, 17 de julho de 2020

Ganhar, economizar e investir




Não é astrofísica minha gente.

Ainda assim são muitos que não entendem estes conceitos basilares.

Ganhar, economizar e investir: estes três verbos representam o triângulo mágico para qualquer pessoa que deseja ter boa saúde financeira, para si e para os outros, afinal, para ajudar outrem, você precisa primeiro ajudar a si mesmo.

Esses três pontos devem ser trabalhados em conjunto, se você não sabe - ou não consegue - ganhar - você fica limitado - ou mesmo impossibilitado - de economizar, e sem economizar, você fica limitado em seus investimentos.
 - Mas Astro, como eu vou economizar se eu ganho pouco?

Se você ganha pouco, você falha justamente no ganhar, você vive nesse mundo há anos, sabe o que dá dinheiro, o que não da, poderia ter melhorado o currículo, buscado concursos, estudado mais etc. Mas não se planejou bem. Mas não se desespere, sempre é tempo de mudar de vida e buscar algo melhor.

 - Mas Astro, como eu vou economizar se eu tenho filhos?

Uma coisa que me cansa é ouvir uma dessas. Ora, já passou pela sua cabeça que quem não tem filhos - estes que vocês acusam de terem maior tranquilidade financeira - o fazem muitas vezes pensando o quão puxando financeiramente é montar uma família?

Mais uma vez, você falha por decisão própria, você conhece as regras do jogo, se resolveu ter família, o problema é seu, não de ninguém, agora vê se faz a po##a da tua obrigação de se virar em dois pra dar uma vida digna a seus filhos.

Mas que da raiva, dá. "Ah, pra você é fácil economizar e investir, porque você não tem filhos". Então que mandou você ter filhos, seu corno!?

Cabe aqui uma observação, com tanto analfabeto funcional passeando pela internet, se não ficou claro: não estou criticando quem tem filhos, eles são uma dádiva, estou criticando quem utiliza o fato de ter filhos como muleta para as incompetências financeiras próprias, as quais afetarão exatamente os seus filhos no futuro.

Recomendação de livro

Este aqui é um clássico, traz uma sabedoria que deveria ser óbvia, mas que parece escapar a muitos, fica a dica: O homem mais rico da Babilônia.



2 comentários:

  1. O Homem mais rico da Babilônia, é o melhor livro de finanças que já li. Melhor que pai rico e pai pobre, porque ele traz alguns conceitos diferentes. Como o poder do TRABALHO BEM FEITO. Acho que esse é o segredo principal para quem deseja aumentar sua renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, peão, o livro é muito útil, pessoalmente prefiro um formato que não seja narrativo, mas este livro é realmente seminal no tema de finanças, abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas