sábado, 13 de junho de 2020

Quantas horas liquidas por dia devo estudar?

Antigamente, quando eu frequentava o Facebook com frequência, essa era uma das perguntas que eu mais via em grupos dedicados a concursos públicos, coisas do tipo "quantas horas liquidas devo estudar?" ou então "estudar x horas por dia para o concurso y é suficiente?".

Tais indagamentos parecem recorrentes para concurseiros iniciantes e mesmo para os já experientes, me proponho a responder tais perguntas nas próximas linhas, já adianto que a resposta pode não ser exatamente o que você procura - e sequer tem a pretensão de ser -. Isso porque eu não vou (spoiler alert) apontar para um número mágico de horas.

Vejam bem, devemos partir da premissa que cada individuo é único, sendo assim, bem como existem pessoas magras/ gordas e altas/baixas em diversos patamares distintos, também existem pessoas com diferentes capacidades de inteligencia. 

A boa noticia, é que inteligencia está está mais parecida com com o peso do que com a altura do individuo, de modo que similarmente a primeira, pode ser aprimorada através de esforço ou reduzida por desleixo.

Pessoalmente divido a inteligência individual em dois tipos: 

1- inteligência nata do individuo, medida por testes como o de QI e - pelo pouco que conheço da literatura a respeito - pouco mutável, está inteligencia diz respeito mais a facilidade que um individuo tem de ler as coisas na hora do estudo, pode indicar que o individuo altamente dotado tem maior facilidade com o aprendizado e portanto pode ler menos e mais rápido, sem dúvidas uma vantagem no mundo dos concursos, mas de nada adianta se o concurseiro em tela for preguiçoso.

2- O segundo tipo de inteligencia é o que eu chamo de - na falta de um melhor termo - cultura. Este é um termo polissêmico em língua portuguesa, uso aqui no sentido de quantia de conhecimento adquirido das mais variadas formas.

Os indivíduos bem naturalmente dotados no item 1 tem, mais uma vez, certa vantagem no item 2, isso porque muitas das pessoas inteligentes são altamente curiosas, mas não todas, de modo que algumas são bastante preguiçosas, especialmente as mais jovens, o que é bastante nocivo em um meio que você precisa estudar brutalmente que são os concursos de alto nível competitivo - um pequeno adendo, é claro que se você não é leigo na área, deve saber que nem todos os concursos são altamente competitivos, o nível de competitividade é modelado por dois fatores: salário e relação candidato vagas.

Sendo assim, indivíduos de origem humilde deficitários no item 1 ´podem - e eu já conheci muitas evidências anedóticas que demonstram isso - se dedicar e superar pares que sejam superiores no item 1, porém não dedicados. Este é um assunto muitíssimo relevante e eu admiro muito este tipo de candidato, é aquele homem que cansou de derrota, resolve criar vergonha na cara e se matar de estudar para melhorar sua vida e de sua família, turo o chapéu pra essas pessoas e eu já tive a honra de ser colega de trabalho de muitos deles. 

Pois bem.

Digo isso para finalmente responder a pergunta título deste post: "Quantas horas liquidas por dia devo estudar [para passar no concurso x]? A resposta pode parecer decepcionante para alguns, mas possuo a absoluta convicção que é impossível determinar um número de horas adequado para todos os indivíduos, isso porque cada individuo possui grau de conhecimentos diferentes das matérias previstas no edital, bem como possuem capacidades cognitivas natas (item 1) diferentes. Vai depender do edital, mas acima de tudo, do individuo.

Portanto a resposta que dou e que penso ser satisfatória é que é impossível apontar um numero de horas, quem sabe quantas deverão ser é você, você filtrará através de resolução de questões como está o seu domínio e e tentará vislumbrar quanto deve estudar em média até o dia da prova.

Somente você, talvez alguém próximo como um amigo ou parente, mas, de forma alguma, alguém da internet que você não conhece e respondeu sua questão com um número cravado de horas.

Se a resposta ainda não é o que procura, vá atrás de alguém que te diga o número mágico.



Abraços.

Ps. Queridos, ainda estou com problemas para responder comentários, mas tendo a ler todos.

4 comentários:

  1. Penso assim também, que não há um numero mágico, mas que existe uma quantidade de dedicação/esforço/tempo/qualidade de estudo para se chegar a um nível competitivo alto ou necessário para esta disputando o topo.

    Tenho experiência competitiva em esportes e e-sports, e tento transferir o conhecimento desta para o mundo dos concursos. Citando um exemplo recente de E-sport competitivo, comecei a estudar o jogo com bastante energia (obviamente por ser de meu interesse e me da prazer), após 6 meses de treino focado (Até pedi férias), consegui uma boa colocação top 100 entre mais de 50.000 concorrentes. Para conquistar isso, imitei duas características dos caras que estavam no topo, Tempo e Qualidade do Treino. Passei a jogar mais tempo (a ponto de acordar cedo e jogar antes de ir para o trabalho e treinar até tarde após o mesmo), em torno de 6h liquidas, e o treino era semelhante aos dos "Profissionais". Muitos ficaram surpresos, apesar de que ainda faltava chão para alcançar o nível do top 25.

    A conclusão que tirei foi a seguinte, se eu continuasse a jogar casualmente, só 1 horinha e sem estrategia, iria demorar muito para chegar perto do topo, porém quando investi uma quantidade razoável de horas e um treino melhor, tive um bom resultado. Assim estou tentando fazer nesse mundo dos concursos, se eu continuar estudando só 1h por dia, vai demorar anos e anos, principalmente por não ter uma boa base.

    Enfim, um pouco longo mas é a reflexão que faço no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Retenção, qm vai conseguir encontrar o quantitativo de horas ideal é vc.

      Eu também costumo fazer essa interface entre concursos e esportes, deixa a coisa mais divertida.

      Abço.

      Excluir
  2. Concordo plenamente, Astronauta. Não tem esse número. Depende da capacidade de aprendizado do pretenso funça, da familiaridade com as matérias, da dificuldade do concurso (carimbador de prefeitura ou TCU?) e de N outros fatores.

    Eu costumava estudar uns dois turnos de 50 minutos de manhã e mais uns dois ou três durante a semana. Aos finais de semana tentava mais uns 6 no total, se conseguisse tudo no sábado, descansava no domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, muito longe das longas jornadas de estudo brutais que muita gente reocmenda por aí, eu também, nunca fui de estudar muito.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas