quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Superando formados em Direito em provas de concurso

Estou eu aqui tentando estudar para o concurso do TRF em meio a trabalho, uma pós que estou concluído entre outras atribuições. Confesso que, além do pouco tempo de que disponho, na verdade estou um tanto desanimado em estudar para essa prova. Uma das coisas que me desanima é o fato de que 75% das questões da prova objetiva são referentes a Direito. Sendo que a maioria das matérias, como Direito previdenciário, eu nunca havia estudado antes de me inscrever nesse concurso.

Ora, creio que não seria nenhum exagero afirmar que alguém formado em direito já tem mais do que meio caminho andado nesta prova. Afinal, Direito domina o edital.

Ademais é o curso que mais possui graduados no Brasil o que numa análise a priori aumenta em muito o número de potenciais concorrentes de qualidade.

Parecem suposições razoáveis de minha parte, não é mesmo? Mas, a verdade é outra. De modo que esse altíssimo quantitativo de formandos e formados em direito não deve assustar um concurseiro. Afinal a maioria desses diplomados são oriundos de uniesquinas e somente possuem o canudo e nada mais, de modo que tem um conhecimento muito raso da matéria em que são formados, pelas noticias que vejo na net somadas a minha experiência própria, posso afirmar sem medo de estar dizendo bobagens que um concurseiro dedicado que tenha meramente o ens médio consegue superar este tipo de adversário formado em direito.

Eu mesmo, recentemente fiz um concurso para Fazenda de Niterói, fiquei entre os 500 primeiros dentre mais de 27 mil candidatos inscritos para o cargo em que concorri, superando assim sem dúvidas diversos adEvogados que ali estavam inscritos. No cargo municipal no qual estou trabalhando atualmente, conheço pelo menos dois formados em direito que sequer ficaram entre os 100 primeiros na ocasião da prova.

O que me leva ao questionamento sobre o que diab*s essa galera fez ao longo de 5 anos de faculdade que os tornou sequer capazes de superar este vagabundo que aqui escreve, que estuda para concursos há não mais que 1 ano.

Confesso que as vezes é um tanto prazeroso superar esses tipo de adversário, porque como é sabido, ainda hoje estudantes de direito são - em grande parte - extremamente arrogantes, por alguma razão que eu não consigo entender qual. Não estou dizendo que há advogados arrogantes, estou dizendo que há estudantes do primeiro período da uniesquina arrogantes. Não vou aqui generalizar, mas ressalto mais uma vez que isso é comum.

Portanto senhores, não se assustem quando forem fazer um concurso onde Direito domina o edital, pode não ser tão difícil quanto parece superar os bacharéis da área.


8 comentários:

  1. Meu amigo realmente é delicioso ver suas posições lá em cima mesmo sem se dedicar 100% do tempo naquilo.

    Isso só mostra o quanto nossos concorrentes são dedicados aos estudos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre, a maioria é "bucha de canhão" como dizem, mas ainda assim sobra muito concorrente bom pra pouca vaga. Abraços!

      Excluir
  2. Ta foda mesmo o TRF, mas to firme e forte estudando! Brabo vai ser controlar o tempo na hora da prova, uma penca de matérias + redação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ue, vc vai fazer TRF também MIN, não sabia, sorte para gente! Eu pessoalmente não tenho muito problemas com o tempo, normalmente estou entre os primeiros a terminar quando faço provas de concurso/ vestibular. Geralmente a que perco mais tempo é matemática, que cairá pouco nessa prova.

      Excluir
  3. Com essa sua classificação, isso me anima um pouco. Sempre me acho em tremenda desvantagem nos Concursos porque faço Engenharia, enquanto os caras aí tão há anos estudando Direito e seus afins decorebísticos.
    Agora vou me dedicar mais pra desbancar esses Advolixos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus Petisco, escrevi o post justamente para tentar animar pessoas de fora da área de direito, tenha em mente que no geral direito é fácil, ainda mais para vc que cursa engenharia. Mas uma vez, afirmo por experiência própria que a esmagadora maioria dos formados na área de direito tem baixa qualidade e não se dispões a ir fazer um concurso com sangue nos olhos. Abraços!

      Excluir
    2. Já tive um professor de direito (de cursinho) que disse que os formandos em Direito, em sua maioria, saem muito mal preparados das faculdades. E ainda tem o hábito de quererem "discutir" com as questões das bancas ao invés de quererem aprender a resolver as questões.

      Excluir
    3. MIN, tudo o que temos a fazer em relação a esses pretensiosos é deixar que se afoguem em sua própria arrogância enquanto silenciosamente os "derrotamos" em concursos, eles passarão vergonha perdendo em casa, ou seja, em sua própria area de estudos, (rs). Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas