quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Concurseiro deve fazer faculdade?

Um tópico muito comum nos redutos que eu frequento na internet em relação a finanças pessoais é a questão de se fazer ou não uma faculdade. Costumeiramente a maioria dos conselhos é pela opção negativa.

Eu respeitosamente discordo destes conselhos, embora eu aprecie opiniões adversas da minha, desde que, é claro, construtivas. Cabe ressaltar também que o pessimismo com os diplomados parece ser generalizado, essa ótima matéria da BBC Brasil ilustra bem isso. 

De modo que uma faculdade é essencial para o individuo crescer como pessoa, desenvolver o pensamento critico e consequentemente ser um membro mais útil a sociedade. Bom, é pelo menos assim nas faculdades públicas, não sei como é a realidade em uma faculdade particular, nunca estudei em uma, só ouvi dizer que não são boas.

Para um concurseiro um diploma de faculdade torna-se uma ferramenta ainda mais essencial, ainda que não pretenda exercer a função em que se formou, afinal existem diversos concursos públicos de qualidade que exigem apenas o nível superior em qualquer área. Nesse sentido, os cursos tecnológicos são uma boa pedida, afinal são mais curtos que licenciaturas e bacharelados, e contam como cursos de nível superior.

Eu por exemplo sou formado em Licenciatura em História e embora não pretenda ser professor, sou feliz por ser formado, posso fazer concursos de nível superior e graças a faculdade amadureci e aprendi a auto disciplina para estudar por conta própria, algo que creio que não conseguiria fora da Universidade.

Cabe observar que nunca gastei um centavo com a faculdade, nem com transporte, eu morava perto dela e ia a pé. Talvez isso conte como ponto favorável para que eu não me arrependa de tê-la feito.

Um ponto negativo ao se fazer a licenciatura é o fato de que você é obrigado a estudar matérias de pedagogia, não me leve a mal, não é que essas matérias sejam difíceis ou algo assim, pelo contrário, são as mais fáceis da grade, o problema é que são matérias inúteis, completamente desconexas da prática e dominadas pelas teses de Paulo Freire.

Outro ponto negativo de se estudar humanas em uma faculdade pública é o já manjado fato desta ser dominada por marxistas, sejam eles professores que ganham 20 mil R$ por mês e insistem em se rotularem como comunistas, ou alunos playboys bem mais ricos que eu e você que vão na onda deles.





3 comentários:

  1. se o negócio é concurso, que seja qualquer porcaria de curso, o mais fácil e rápido de receber o canudo.
    Coitados dos caras que fazem Física, Engenharia (meu caso), etc. com alta taxa de reprovação e DPs , no mínimo 5 anos em horário INTEGRAL pra depois não ter nada no mercado que não exija experiência e mal ter tido tempo para dedicar a outra coisa (Concursos).
    Enquanto isso, o não-matrixiano de Humanas (você) e o Uniesquineiro sagaz e dedicado tinha 4h/aula por dia, passava em todas, e estava cheio de tempo e energia para os Concursos durante anos ainda dentro da faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Sem falar que tem pouco concurso pra quem é das áreas supracitadas dos Cursos difíceis, com a exceção da área de TI (eu acho), mas esse último resolve com um Tecnólogo em ADS (é fácil e só uns 3 anos).
    A maioria é favorável aos caras do DIREITO, Economia (pra Auditor), Contábeis, enfim.... o mamão com açúcar de Humanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitas observações, meu caro, obrigado por contribuir com o debate. De fato, uma de minhas ideias ao escrever o post foi passar pra galera nova que por um acaso chegou aqui que o importante é ter um canudo, dane-se se é um tecnólogo em uniesquina, pois com o diploma em mãos já é possível brigar em vários concursos de nível superior, que de modo geral são quantitativamente muito menos concorridos que os de nível médio. Abraços!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas