sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Grupos de concurso no Facebook e no whatsapp

Uma mania minha sempre que me inscrevo em um novo concurso público é procurar participar de grupos no facebook ou no whatsapp relacionados ao certame. Nada muito sério, serve mais para passar o tempo e trocar experiência mesmo, ou até rir um pouco.

Pessoalmente eu prefiro os grupos no Facebook do que no Whatsapp, afinal no Facebook a conversa é melhor setorizada por tópicos diferentes. Portanto concentrarei este texto nos grupos de facebook.

Gostaria de apontar algumas coisas muito comuns de se ver nos referidos grupos.

La vamos nós:


PERGUNTAS IDIOTAS 

Se você já esteve em um destes grupos de concurso no Facebook, deve ter notado que a maioria dos tópicos foi postada por n00bs dos concursos, geralmente fazendo questionamentos toscos que em sua maioria poderiam ser facilmente respondidos com breves consultas ao edital, são perguntas do tipo:
  • Onde faço minha inscrição?
  • Que dia é a prova?
  • O que precisa levar na hora da prova?
  • Já saiu a apostila do concurso na banca?

Igualmente comum é ver concurseiros mais experientes trolando os n00bs e respondendo as questões de forma irônica e criativa - morro de rir, e agora escrevendo sobre isso creio ser essa a principal razão pela qual eu entro nesses grupos! Hahahaha.

PROPAGANDAS FORA DE CONTEXTO

Outra coisa bastante comum nestes grupos é ver gente vendendo coisas completamente não relacionadas com o tópico central do grupo... mas, creio que infelizmente esse seja um problema comum na maioria dos grupos do facebook.

NINJAS QUE ESTUDAM 15 HORAS POR DIA

É claro que cada pessoa tem seu tempo e um perfil diferente para estudo, eu pessoalmente não conseguiria estudar mais do que 3 horas nem que estivesse sem trabalhar, simplesmente não consigo.

Mas, nesses grupos do Facebook há diversos ninjas que alegam estudar 8, 9, 10, 11, ou até 15 horas por dia! Não sei se estão trolando ou se são sinceros, no segundo caso, não me resta mais nada a não ser bater palmas para a determinação dessa gente.

REPORTAGEM DO FANTÁSTICO SOBRE FRAUDES EM CONCURSOS PÚBLICOS

Por fim, mas não menos importante, a ultima das coisas mais comuns de se ver em grupos de concurso do facebook, essa mítica reportagem do Fantástico feita em 2012:


Aí meus amigos, nenhum grupo de facebook é grupo de facebook se ainda nenhum de seus membros jogou essa mesma reportagem la. Pode procurar, consulte qualquer grupo de concurso no facebook e você verá, não interessa se a banca é a FGV, sempre alguém compartilha esse vídeo.

Acho que na maioria das vezes que ocorre não passa de uma estratégia para tentar desanimar os adversários, mas sei la, isso não pode explicar absolutamente todas as ocorrências, (rs).



3 comentários:

  1. Acho uma perda de tempo. Só participo de um por causa do compartilhamento de material. Até porque o Facebook é um desvio de atenção enorme. Você entra com um objetivo e acaba ficando 1 hora no mínimo vendo besteira.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK, te entendo Pobre sofredor, mas dessa vez tenho que descordar em partes de você, acho que o facebook se adapta muito ao que o usuário quer, tendo em vista que vc pode escolher ver apenas postagens de pages de qualidade que vc curte ou mesmo daquele amigo que só compartilha coisas interessantes ao invés de besteira... mas no geral eu diria que 90% do conteúdo do facebook é pura tolice. Abraço.

      Excluir
  2. Olá pessoal. Alguém aqui está estudando para EsSA ou EsPCEX? Alguém conhece este curso https://preparatorio-essa-espcex.webnode.com/ com material todo online. Alguém tem alguma opinião?

    O site é esse abaixo:

    https://preparatorio-essa-espcex.webnode.com/

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas