quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pelo fim das cotas raciais em concursos

(...) ao longo das gerações, as pessoas que dizem falar em prol do "movimento negro" sofreram uma mutação de caráter: se antes possuíam uma alma nobre, hoje não passam de charlatães descarados.  Após a implantação definitiva de políticas de ação afirmativa nos EUA, esses charlatães perceberam que era muito fácil ganhar dinheiro, poder e fama ao redor do mundo ao simplesmente se dedicarem à promoção de ações e políticas raciais que são totalmente contraproducentes aos interesses das pessoas que eles próprios dizem liderar e defender.- Thomas Sowell, um dos economistas mais picas que você pode ler.

Cotas raciais em concursos públicos, este é sem dúvidas um assunto urgente, ainda que polêmico, inevitavelmente ao falarmos sobre o referido tópico podemos cair aqui na questão do racismo e suas implicações na sociedade brasileira de hoje. 

Gostaria de indicar minha opinião sobre o assunto, você evidentemente não precisa estar de acordo com ela.

Primeiramente, quero deixar claro aqui que abomino qualquer forma de discriminação, acho o racismo uma estupidez tremenda que precisa ser combatido em sociedades avançadas por meio de toda e qualquer ferramenta legal. 

Antes de prosseguirmos, cabe aqui ressaltar que eu sou branco - na verdade, tecnicamente como a maioria dos brasileiros, eu sou miscigenado, jamais me chamariam de caucasiano na terra do Trump ou no Velho Mundo, mas, na perspectiva cultural brasileira eu sou visto como branco. E enquanto uma pessoa branca, eu acho que não conseguiria entender o que é ser negro em uma sociedade racista como o Sul dos EUA ainda o é. Mas com toda a sinceridade, eu não creio que a sociedade brasileira seja majoritariamente racista, o que por si só já é um argumento contrário a cotas raciais.

A questão é que o racismo no Brasil não é assim tão comum como a mídia de massas pinta por aí, existem casos sim, porém escassos - evidentemente que apesar de raros devem ser combatidos e os culpados sumariamente punidos através da legislação vigente sobre o assunto.

Ou seja, não há razão para cotas raciais em concursos públicos na sociedade brasileira de hoje. Isso prejudica brancos pobres - como este que aqui escreve - ao passo qua auxilia negros ricos. De modo que cotas raciais são um beneficio gritante em concursos públicos, beneficiando indivíduos unicamente em razão da cor de sua pele. 

Existem poucos indivíduos negros no serviço público, você pode argumentar, eu não saberia responder, porque eu não me importo se servidores públicos são negros ou brancos, pois sou daqueles que acreditam que o racismo começa justamente a partir do momento que começamos a contar se há muitos ou poucos membros de determinada etnia em certo meio social. De modo que do meu ponto de vista, uma cota em concursos públicos para negros tem o mesmo sentido que fazer cotas sociais para ruivos.

Também é muito comum ver como argumento de defesa em favor das cotas a questão de uma espécia de compeçamento histórico pela escravidão sofrida pelos afro-descendentes no Brasil, este é sem dúvidas o argumento mais risível de todos, afinal por que demônios um individuo negro de hoje deveria ser compeçado por um mal causado a um antepassado que ele mal sabe quem foi? E quanto aos negros descendentes de indivíduos que chegaram ao Brasil no pós 1888, evidentemente não são descendentes de escravos.



6 comentários:

  1. Me lembrei agora do caso dos gêmeos que tentaram entrar em uma universidade por cotas, um o pedido foi aprovado e outro não. Virou até matéria do fantástico.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Pobre Sofredor, obg por, como sempre, enriquecer o debate. Esse caso citado por ti ocorreu logo nos principio dessa baboseira de cotas em vestibulares, mostrando nitidamente como o sistema por si só simplesmente já não faz sentido. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. "Isso prejudica brancos pobres - como este que aqui escreve - ao passo qua auxilia negros ricos."
    Senti isso na pele no último concurso que fiz. A concorrente era até uma colega do meu Curso, e que digamos... de "negra" só tinha a pele mesmo, pois sempre estudou no colégio mais caro da cidade e é daquela galerinha que ganhou as chaves do carro no dia que passou no vestibular. Tivemos pontuação igual, mas ela tá em 1º nas cotas e eu lá mais embaixo na AC.
    Não vale a pena arriscar, tem que ser vaga igual pra todos. Concordo com tudo que tu escreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por complementar com sua experiência pessoal, Deus Petisco. Essa patricinha deve ser um tanto cara de pau de utilizar cotas mesmo tendo nascida em berço de ouro, mas sei la né, errado mesmo é o sistema, não ela. Abraços.

      P.S.: Vc não tem um blog não? Gostaria de acompanhar seus pensamentos.

      Excluir
    2. Não tenho blog, por enquanto só comento pela blogosfera.

      Excluir
    3. Entendi, bom, mas vc tem ideias boas, recomendo que faça um, se tiver tempo livre, claro, pq pode tomar mais tempo do que parece, rs.

      Abraços!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas