quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Deputados querem apenas apadrinhados no setor público

 Eu sei que no último post eu já havia desejado um feliz ano novo na eventualidade de não voltar aqui esse ano, mas aí me deparei com essa notícia bizarra que me obrigou a voltar aqui, trata-se do seguinte:

Frente quer mudar regra de concursos

Concursos Públicos: parlamentares defendem novas regras para editais

Leia trecho da matéria:

De acordo com o deputado Tiago Mitraud, defensor das alterações, a ideia é que as seleções tenham mais discricionariedade.

A proposta da Frente Parlamentar é trazer para o Brasil critérios já utilizados em outros países como análise de currículo, realização de entrevistas, experiência ou teste psicológicos antes de contratar o servidor que passar no concurso.

A proposta, caso aprovada, será inclusa no texto da reforma administrativa encaminhada pelo governo em setembro à Câmara dos Deputados.

A matéria está parada, mas a frente parlamentar que a defende busca apoio para tornar ainda mais rígidas as regras para contratação de funcionários públicos e comissionados.

A expectativa é que a matéria comece a andar após a eleição da mesa da Câmara e do Senado.

Desnecessário dizer o que ocorrerá se algo assim for aprovado, brechas para colocação de apadrinhados nos cargos públicos, como já ocorre no setor privado e mesmo em partes do setor público, nos infames cargos em comissão.

Essa proposta vai na contra mão de um serviço público de qualidade.

Ainda que a seleção não seja embasada em cartas marcadas, pessoas atraentes e extrovertidas terão vantagem sobre feios e introvertidos.

Perde o setor público, perde o Brasil.


6 comentários:

  1. Não sou funcionário publico, mas fica claro que a intenção é colocar qualquer analfabeto para ficar ganhando salário altos para ficar lambendo saco de político. Fora a chance de ficar fazendo rachadinha para lava dinheiro... Quem diria que Bolsonaro ia transformar o Brasil numa republica das bananas...e a gente com medo do PT...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, qm defende isso ou é mal intencionado e vai se beneficiar com a mudança ou é muitíssimo ingênuo e não entende nd de Brasil

      Abrços.

      Excluir
  2. Que bom que alguém percebe o plano que está sendo armado nesse país, infelizmente a galerinha tá toda animadinha com a perspectiva da tal "meritocracia" no serviço público, porém ela é só um disfarce para destruir o serviço com apadrinhado político e testes bizarros.

    Testes psicológicos funcionam desde quando? Tem aquela porra de teste para tirar CNH, e ainda assim temos um trânsito com um monte de psicopatas.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PI, pois é. O fato que essas pessoas ingenuas ignora é que a meritocracia já existe no serviço público e o nome dela é concurso público!

      Abraços.

      Excluir
  3. Astronauta, eu sei que não é o foco do post, mas você já estudou com tablet? Vale a pena comprar um para estudar para concurso?
    Estou em dúvida se compro ele ou se uso só o computador para estudar. Ou se compro uma impressora ecotank ou a laser e saio imprimindo tudo.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, problema nenhum em perguntar, fico feliz em ser útil.

      Rapaz, eu nunca tive um tablet, então não tenho como palpitar muito quanto a isso, deve ser menos ruim que estudar em cel, afinal, a tela é maior. Estudava na tela do PC, mas sempre achei q a leitura no papel fosse menos cansativa a vista, então sempre que possível eu imprimia leis e demais matérias, o problema é que nos meus tempos de vacas magras, não tinha dinheiro pra ficar imprimindo, então transcrevia as leis em folhas A4 em branco, aproveitava e resumia os textos.

      Por exemplo, "Constituição Federal" virava "CF" na hora da escrever, parece bobeira, mas isso ajuda pq encurta o tempo de leitura.

      As demais matérias eu fazia resumões de pontos chave que caiam muito em provas e juntava as folhas em pastas próprias para reler tudo resumido depois.

      Outra coisa q fazia era ler as leis em voz alta gravando-as no cel, para ouvir enquanto estivesse no ônibus, por exemplo, vc pode até colocar uma música clássica de fundo pra deixar mais agradável, rs, mas é opcional. Fazia essas gravações para estudar para concursos municipais, pois é mais dificil encontrar audios destas leis online, agora, se for uma lei federal muito comum, como a 8666 ou a 8112, é muito fácil encontrar os áudios online.

      A lógica de gravar as leis é a mesma de fazer os resumos, vc pode encurtar expressões para poupar tempo.

      Abraços, espero ter ajudado.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas