domingo, 8 de novembro de 2020

A blogosfera já não é mais tóxica

Post rápido sobre um fenômeno que observei por estas bandas da internet nos últimos anos.

O primeiro blog que conheci por estas bandas foi o Pobretão de vida ruim, já escrevi um post falando especificamente sobre tal finado blog, posso resumir minha opinião: o cara era um misógino que falava um monte de besteiras, mas eu acompanhava porque era uma leitura leve e engraçada.

Misógino até para os meus padrões, eu não uso este termo gratuitamente no dia a dia, quem me conhece sabe que tenho aversão a essa cultura radical que a esquerda tem promovido no ocidente nos últimos anos, onde se enxerga misoginia, homofobia e racismo em tudo, mas enfim.

Naquela época eu já era um pouco velho, tinha certa experiência e podia ler o Pobretão sem ser influenciado com algumas filosofias hediondas, mas acredito que muita gente mais nova lia aquilo e era assim mal influenciada, acho que O pobretão e outros blogs da época poderiam ser classificados satisfatoriamente como tóxicos.

Alguns blogs aproveitavam este teor cínico que era marca registrada do pobretão, provavelmente tentando atrair alguma audiência dele derivada e talvez até faturar uns trocados da cerveja com o adsense - eu mesmo nunca ganhei nada com o adsense

Cabe observar que já naquela época havia alguns blogs de sucesso que compartilhavam boas ideias, como o recém extinto blog do Corey. 

Gradativamente creio que a blogosfera se transformou, se afastando de alguns extremismos  raivosos e de depressões auto destrutivas e se concentrando no desenvolvimento pessoal e foi além, tenho visto inclusive posts sobre altruísmo nos últimos anos, o que é extremamente positivo.

Bom ver essa mudança para a melhor.

4 comentários:

  1. É verdade. Há alguns anos, eu acompanhava os blogs sobre finanças. Era basicamente comentários denegrindo mulheres, ofensas entre outros diversos assuntos que eram polêmicos rs. Tanto que não me sentia à vontade para participar das discussões naquela época. Já faz um tempo que o perfil mudou, os comentários estão mais educados, pessoas querendo aprender, tirando dúvidas, agora está bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Ainda dá para ver algumas postagens desse Pobretão pela internet, realmente era um blog muito tóxico, os comentários mais ainda, uma verdadeira baixaria. Eu sempre achei a tal da "Real" muito podre, tóxica, essa filosofia é para terminar de destruir o homem mesmo, pois o torna um mero poço de amargura. A única coisa que se salvava nesse blog era uma espécie de "guia das profissões" que mesmo assim era muito exagerado em alguns pontos.

    Gosto da finansfera porque, apesar desse nome, aqui você pode discutir sobre tudo da vida em geral, não fica preso em só um assunto. Você descobre macetes, escuta e dá dicas, é muito enriquecedor. Pena que está enfraquecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, finanças é apenas o tópico principal, mas há muita conteúdo variado aqui, abraços!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas