domingo, 5 de maio de 2019

EaD na educação básica brasileira. Por que não?

Durante a campanha presidencial do ano passado, o atual presidente Bolsonaro deu umas pinceladas breves sobre a possibilidade de implementação da EaD desde o ensino fundamental.

Infelizmente já estamos em maio e parece que nada foi feito nesse sentido, o pontapé incial nessa verdadeira revolução na educação brasileira não foi dado e torço para que o presidente não tenha sido desencorajado nessa empreitada.

O MEC ficou bastante estagnado sob a tutela de Vélez Rodrigues, espero que essa seja a explicação para que não tenhamos voltado ao tópico em tela.

Isso porque os benefícios da implementação de educação à distância no ensino fundamental e no ensino médio são numerosos demais para serem descartados sem ao menos uma tentativa.

As criticas sem dúvida serão muitas, vindas perincipalmente da corporação de pegogos tradicionais, mas espero que sejam superadas.

A internet é uma ferramenta fantástica e sem dúvida alguma pode servir como ferramenta angular para se revolucionar a qualidade do ensino no Brasil.

Economia de recursos estatais, maior praticidade para o aluno que estudará na hora em que lhe for mais adequado, não necessidade de realização de translado entre casa e escola, diminuição do contato com maus elementos que poderão ser colegas de seu filho são apenas alguns dos benefícios que consigo pensar top of mind a respeito da maior qualidade da EaD sobre a educação tradicional/presencial.

Aguardando cenas dos próximo capítulos.

Image result for Distance education

3 comentários:

  1. Acho que a principal resistencia é por parte dos pais que usam a escola como local pros seus filhos ficarem ja que eles nao podem ficar sozinho em casa e pra muitos carentes tem questão da comida ainda e por estarem trabalhando etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Ah sim, não deixei isso claro em minha argumentação, não estou dizendo que a EaD ofertada pelo Estado deva substituir a educação presencial já presente, pelo contrário, imagino um cenário na ql as duas coexistam e até se complementem. Quanto a comida, basta repassar o dinheiro gasto com um prato de comida diretamente ao aluno carente.

      Abraços.

      Excluir
  2. O ensino é feito para criar zumbis
    Educação é Outra coisa
    Não importa o malabarismo que o MEC faça, continuaremos uma nação de analfabetos madrugadores idotizados por uma mídia que fatura em cima da ignorância
    Tenho nojo da área de ensino público

    Abs

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas