sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Vale a pena ser professor?

Não, pelo menos na educação básica. Docência no ensino superior paga muito bem, mas os concursos são questionáveis, como já abordei aqui.

Quando eu era criança achava que o cargo de professor era muito bom, férias longas, pouca carga horária semanal, adorado por parte dos mais ignorantes etc. E o salário não me parecia dos piores. Via meu pai que era servidor público estadual trabalhar de segunda a sexta, ficando com a agenda muito mais presa e pensava que aquilo não era para mim... Ah, como eu era ingênuo.

A minha ingenuidade e a minha preguiça me levaram a iniciar uma faculdade de história aos 18, em detrimento de direito que eu achava longa demais por um ano de diferença, enquanto eu estava louco para por a mão no canudo, não interessava qual fosse.

Fiz História numa Universidade federal conceituada aqui no RJ, e não, nunca fui doutrinado, sempre tive pensamento de centro, com inclinações a direita. A doutrinação só funciona com os alunos mais ingênuos, mas ai já é outra história...

Não me arrependo da faculdade porque ela me abre algumas portas em concursos liberados para qualquer graduação, entretanto, meu interesse em lecionar na educação básica é próximo de nulo.

Isso porque trabalhar em escolas públicas estaduais e municipais, além de não pagar muito bem, é extremamente estressante, de modo que eu não tenho paciência para aturar adolescentes chatos - e talvez alguns bandidos. 

Só cogitaria lecionar nessas condições se não fosse meu emprego principal e eu pudesse largar a qualquer momento, neste sentido a CF abre a possibilidade de acumulação de um cargo público de professor com outro técnico ou científico.


Salários

Pelo menos pago pelo governo estadual aqui no RJ, o salário para docência de ens. fundamental/ médio é de apenas cerca de R$1200,00, para jornada de trabalho de 16h. É muito pouco, mas pelo menos você pode acumular, conforme eu já mencionei, com outra cargo públicos e professor. Os salários nos municípios variam muito, a maioria paga mal - não só para professores -, mas é bom ficar de olho em municípios mais ricos, como macaé, onde o salário tende a ser maior. Recentemente, a cidade de Paraíba do Sul (RJ) abriu edital, o qual abrange cargos de professor, pagando R$2600,00 de salário base para 20h semanais, nada mal, quando verificamos as médias salárias em outros municípios para cargos de docência na educação básica. 


Aposentadoria precoce


Uma da vantages de se optar pela carreira é possibilidade de aposentadoria precoce de cinco anos para profissionais docentes, que eu não consigo entender porque é prevista em nossa legislação. Tal beneficio, seria um alvo bastante óbvio em uma possível reforma previdenciária, mas, por enquanto ainda está valendo, se for de seu interesse, aproveite!


Carga horária leve e férias extensas


Você só irá a escola os dias que lecionar, o resto da semana é livre, bem como nas longas semanas de férias escolares. Eis uma grande vantagem que não encontramos em qualquer profissão, uma agenda muito livre.


Conclusão

Mas e aí, deixei de cobrir algum ponto interessante sobre a profissão no post? Tem algum outro cargo público que você gostaria que eu discuta? Me informe nos comentários.


Lembrando que o post acima é direcionado ao cargo de professor na educação básica, eu já fiz outro post sobre docência no ens. superior, que é um mundo completamente diferente.


Também já havia escrito um post sobre docência na educação básica, mas este aqui ficou melhor...


Trecho extraído do post anterior que é pertinente aqui:


Considerando a seguinte escala de felicidade no trabalho, eu colocaria ser professor de ensino médio no nível 3, com rara possibilidade de alcançar o nível 2, mas isso depende dos objetivos de vida do individuo.




7 comentários:

  1. tenho um conhecido que é professor de uma escola técnica federal.

    ele leciona geografia, trabalha três dias por semana e adora o que faz.

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí já e escola técnica federal, né scant, os alunos são mais selecionados... De qlr forma, não duvido que muitos professores realmente se encontrem realizados dando aula, neste caso, não vejo problema em optar pela carreira.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. concordo com vc, tenho um amigo que é professor de matemática com duas matrículas e fala que a maioria dos alunos não prestam atenção nas aulas.

      esse amigo era sargento da aeronáutica e pediu baixa para ser professor, mas não se arrepende.

      acho que ser professor não é ruim, mas tudo depende de fatores como salário, carreira, local de trabalho etc.

      ser advogado na favela tb não deve ser muito legal.

      abs!

      Excluir
  2. Fala astronauta!
    Eu acho o seguinte... quando se tem opção, o ideal é que vc estude a melhor.
    Professores de certas escolas estruturadas, tem uma vida mansa no Brasil, ainda mais se for esses professores de materias inúteis, tipo arte, ed fisica, sociologia etc... falo inuteis nao por eu as considera-las inuteis, mas pq os próprios alunos veem essas matérias desse jeito. Eu tive aula de artes no ensino medio, meu professor era um retardado que tinha dois tempos de aula e passava os dois tempos fazendo a chamada enquanto todos os alunos conversando e zoando. Tdo q vc precisa ter e um pouco de paciencia com jovens em geral.

    O ideal seria fazer um concurso que nao tenha mta concorrencia tipo matematica, partindo assim pra uma escola boa, longe de favela ou até mesmo uma tecnica ou estadual. Cito como exemplo ideal o pedro segundo.
    Tenho um conhecido que da aula de matematica em uma escola publica de ensino medio, trabalha 3 vezes na semana 6h por dia e tira 6 mil reais limpo. De quebra da aula em cursinhos chegando a ganhar 8 a 9 mil reais por mes em alguns meses.

    Agora, se for pra ser professor de faculdade, o ceu é o limite pro seu salario, mas é perigoso. Como vc citou no post da panelinha dos concursos de docentes. A chance de vc ser "panelado" la dentro e armarem uma cama de gato contra vc nos primeiros meses é grande.

    Tenho um parente estudando na UFRJ sociologia ou algo assim, acho que pretende ser professor de ensino medio e se encostar nas tetas estatais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro II é um caso a parte, concurso de alto nível, conheci até professores que saíram de instituições públicas de nível superior para lecionar no ens. médio no Pedro II. neste tipo de colégio vc está lidando com outro perfil de alunos, o que pode ser algo positivo.

      Esse seu conhecido ganha muito bem, considerando a carga horária.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Acredito que a carreira de professor em universidades federais é boa, baixa carga horária em sala, faz pesquisa e extensão. Além de ter um salário muito bom para quem tem doutorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, Beto, suponhamos que vc consiga entrar sem participar da panelinha, uma vez la dentro, se vc for um cara equilibrado politicamente, como vai fazer para aturar jovens retardados extremistas politicos?

      Grande abraço.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas