quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Pesadelo fiscal: estudante investiu $5mil em cripto moedas e agora precisa pagar $400 mil em impostos


Em maio de 2017, um estudante universitário estadunidense investiu USD5.000 na Ethereum (ETH), quando o ativo digital valia em torno de USD50.

Em apenas alguns meses, o preço da ETH disparou de USD50 para USD1.281 em seu pico, com o mercado de cripto moedas alcançando uma valorização de USD800 bilhões.

Com um retorno-base de 25 vezes, tendo feito mais de USD125.000 na ETH, o estudante investiu em alguns ativos digitais e projetos de oferta inicial de moedas (ICO) e, no final de dezembro, a carteira do investidor alcançou USD880.000!!

“Eu joguei em mais do que alguns ICOs ruins para começar 2018, tinha algum dinheiro em moedas que absolutamente despencou sem chance de recuperação, etc. Hoje meu portfólio está em USD125k, muito longe dos meus USD880k. Meu imposto estimado para 2017 é de cerca de US $ 400.000”, disse o estudante.

No pico do mercado de criptomoedas, o estudante registrou um lucro líquido de USD875.000 com um investimento de apenas USD5.000.

Nos EUA, os investidores em cripto moedas são obrigados a declarar impostos usando um formulário de imposto próprio e as principais bolsas de cripto moedas, como a Coinbase, possuem sistemas de declaração de impostos para automatizar o processo para seus investidores.

Em março, depois de gastar mais de um milhão de dólares em janeiro em um conflito com o Internal Revenue System (IRS), o serviço de receita do governo federal dos Estados Unidos, Coinbase lançou novas ferramentas fiscais para ajudar os usuários a estabelecer uma visão completa da atividade comercial , calcular ganhos e perdas e arquivar impostos.

O estudante revelou que uma consulta com um advogado especialista em direito fiscal foi programada para resolver o problema.

“Agendei uma consulta com um advogado especializado em cripto moeda e investimentos alternativos. (...) esses últimos meses têm sido mentalmente difíceis ”.

Como uma classe de ativos em um estágio inicial, as políticas de tributação que envolvem cripto moedas ainda permanecem ambíguas em muitas regiões e complexas, mesmo em grandes mercados como os EUA.

Enquanto empresas como a Coinbase tentam simplificar o processo para os investidores, situações inesperadas podem complicar o processo de taxar investidores no mercado de cripto moeda.

3 comentários:

  1. Aqui no Brasil a Receita já está de olho neste mercado...
    https://abacusliquid.com/prestacao-de-informacoes-de-operacoes-com-criptoativos/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que doidera! Além de ver o patrimônio derreter ainda ficou devendo o Tio Sam kkk

    ResponderExcluir
  3. Que loucura, já não basta se ferrar com as quedas ainda tem que pagar imposto sobre depois das perdas... ainda bem que o Brasil ainda não está nesse nível.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas