terça-feira, 13 de março de 2018

Rumo ao TRT/ RJ


Com qual proposito central eu crie este blog mesmo? Ah sim, foi para falar sobre concursos públicos enquanto pratico a filosofia "Carreira de Concurseiro". Um plano que no principio parecia simples e direto: ir subindo pouco a pouco, de concurso em concurso, começando pelos mais fáceis e terminando pelos difíceis, afinal os mais fáceis iriam me dando tranquilidade financeira para estudar e fazer os certames mais difíceis.

Infelizmente essa estratégia encontrou um forte obstáculo por conta da crise econômica: poucos editais tem sido abertos e destes, tenho a possibilidade de fazer apenas alguns. O executivo estadual fluminense, por exemplo, congelou o lançamento de novos certames.

2017 inteiro passou e eu constatei que somente havia feito o concurso do TRF/ RJ - fui até bem, diga-se de passagem, mas não o suficiente. 2016 também foi um ano escasso, assim como 2015, deste jeito eu vou vendo a vida passar sem possibilidade de ganhar uma renda minimamente digna, que me permita realizar meus desejos.

Eu simplesmente não quero passar outro ano em branco sem realizar concursos.

2018 já esta em seu terceiro mês e eu ainda não realizei um certame sequer. O Banco do Brasil lançou edital para escriturário estes mês, mas não me interessou. 

Felizmente a folha dirigida me apontou a salvação: o edital para o TRT RJ deve sair na próxima segunda-feira, dia 19 de Março. Tá, ta certo que quem conhece a Folha Dirigida, sabe que tal publicação adora especular para vender jornal e obter clique no site, mas talvez não seja este o caso agora. 

Existe um cargo de Analista liberado para qualquer ens. superior - finalmente meu diploma servirá de algo - que me interessa muito.

Se isso acontecer será o dia que começarei a estudar para o concurso. Os concurseiros mais experientes me criticarão com certeza por somente estudar com o edital aberto, mas fazer o que, essa é minha estratégia de estudos, não sigo a cartilha, estudo sim, com força faltando apenas uns dois meses para a prova, tenho colhido alguns frutos, obtendo vagas em concursos mais simples, de até 3k, bem como ótimas posições - porém não classificando dentro das vagas - em outros mais difíceis. 

Bom, é isso aí, rumo ao TRT e também gostaria de avisar que como meu tempo livre, que já não é grande coisa, deve diminuir nos meses de estudo, possivelmente os post aqui diminuirão muito - haha, como seu eu produzisse muito conteúdo -.

Abraços e bons estudos para todos!
 

          

7 comentários:

  1. Passei pela mesma situação. Foi um dos motivos a me levar a desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado Min, mas não podemos desanimar, espero que vc volte a tentar.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Fala, Astronauta.

    Analista do Judiciário federal é uma das melhores carreiras mid-level. Carga horária boa (7h/dia), salário razoável (12,5k a partir de jan/2019), muitos feriados e recessos, benefícios indiretos (aux alimentação $900, aux creche $700, plano de saúde etc.), geralmente boa estrutura de trabalho e não está à deriva do executivo (servidores mais facilmente atingidos por medidas de austeridade).

    Como vc bem disse, o ideal seria já ir estudando mesmo antes do edital, pelo menos as matérias certas de cair. Mas como vc já tem noção de boa parte delas, talvez seja possível procrastinar para depois, embora eu ache o mais acertado é estudar PRA ONTEM.

    Abraço e bons estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, ta certo mestre! possivelmente eu me saia muito prejudicado por deixar pra estudar em cima, mas fazer oq, ando meio desanimado e o q me anima é o edital aberto,só pensar no salário e nos benefícios que já me animo de estudar pesadamente.

      Agora vou aguardar o edital e ver se farei mesmo; grande abraço!

      Excluir
  3. AJAA é uma cargo complicado... pouquíssimas vagas, cada dia chamam menos. Sua existência é até questionável.

    Seu cargo atual é tão ruim que não dê pra aportar e bancar viagens a outros estados ? Até onde sei vc não sustenta família nem tem namoradinha. Seria até melhor vazar dessa latrina de RJ mesmo.

    kkkk pelo visto vc está caindo na zona de conforto do concurseiro, que tu mesmo alertava. Mas entendo que tem a questão fiscal/política no caminho...

    E bixo... tenta estudar pra ONTEM, siga o conselho do CI. Vc mesmo admitiu que conseguiu boas colocações em carguinhos de 3k, mas o resto fica fora das vagas. O que te faz pensar que vai conseguir essa 1 vaguinha de salário 11k repetindo o mesmo erro de estudar depois do edital?

    Esse TRT-RJ foi um dos concursos mais transparentes dos últimos tempos, desde cedo já davam datas e detalhes, ou seja, muita gente conseguiu se preparar desde cedo. Some isso ao desespero da população fluminense, e a banca low/mid-level (AOCP) e prepare-se para uma concorrência insana nunca antes vista em todos os cargos/especialidades!

    Eu digo pq já fui nessa besteira, confiando no meu carguinho, que já tinha base e fui sumariamente eliminado no STM (comecei 2 sem. antes do edital). Isso foi um tapa na cara pra aprender que Tribunal não é brincadeira! Estou até hj me readaptando...

    Não sei se já foi mencionado aqui, mas a partir de certo ponto existe um "salto" desproporcional na dificuldade x salário em concursos. Tome cuidado com isso, pois pode lhe prender a cargos medianos pro resto da vida.
    Alguém há muito tempo fez um texto sobre isso, que hj concordo mais do que nunca:

    https://web.archive.org/web/20170703022429/http://www.ahparao.com.br:80/2016/10/o-gap-dos-concursos-publicos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Petisco.

      Realmente há poucas vagas pra AJAA. Porém, tenho verificado que alguns tribunais têm buscado criar mais cargos de AJ em detrimento dos de TJ, em razão da alta rotatividade verificada neste último.

      Dado o "baixo" salário, não é difícil encontrar concursos com salários maiores, os quais sugam todos os recém-aprovados do PJU.

      "a partir de certo ponto existe um "salto" desproporcional na dificuldade x salário em concursos"

      Muito verídico. É o que eu chamo de esforço X retorno. Alguns cargos exigem um esforço descomunal para a aprovação, e o retorno (salarial) não é equivalente.

      Como exemplo cito o Auditor do TCU. Apesar de ter um ótimo salário, há inúmeros outros cargos com salário maior ou equivalente que exigem um esforço muito menor para a aprovação.

      Estou com um post engatilhado tratando disso, estou selecionando os cargos com o melhor esforço X resultado para não bacharéis nas diversas faixas salariais.

      Abraço!

      Excluir
  4. Pô Petisco, eu ganho pouco mais de 3k mensais, até aporto com tranquilidade e sem esforço pq o custo de vida onde moro é relativamente baixo - e eu não tenho muito com oq gastar mesmo -, o problema é que por razões pessoais não posso sair do Estado no momento.

    Essa tese que vc falou é interessante, nunca tinha parado para pensar nisso, pensando bem, acho que esse salto de dificuldade existe também entre os cargos mega básicos - me refiro aqueles q pagam menos de um salário minimo liquido - e os medianos de 3k/4k. Tem muito candidato playboy q nem vai nos d 4k, se dedica nos de 7k pra cima com a possibilidade de estudar por anos com auxilio financeiro e psicológico da família.


    P.s.: este texto que vc compartilhou é de alto nível, muito interessante de se ler, eu o desconhecia, pena que aparentemente o site original não está mais no ar.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas