quarta-feira, 28 de março de 2018

Enem como treino para concursos

A importância do ENEM

Quando cursei o ensino médio, ainda nos anos 2000, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já existia, porém sem toda a importância que adquiriu nos ultimo anos quando o formato da prova mudou - expandindo o número de questões e matérias - e o exame passou a ser utilizado como substituto do vestibular em diversas instituições de ens. superior Brasil afora.

De modo que, nos dias de hoje, se você está candidatar para uma faculdade, quase  que certamente precisará enviar sua nota do ENEM. Fazer o ENEM significa, portanto, manter um número considerável de opções abertas que de outra forma poderiam ser fechadas para você. Isso sem falar que algumas bolsas são baseadas na pontuação obtida no ENEM.

O interessante é que no antigo formato a interpretação dominava a prova frente ao conteúdo. O que ao meu ver faria mais sentindo do que fazer os discentes estudarem disciplinas pelas quais não possuem interesse em se aprofundar e portanto nunca mais terão contato ao longo de suas carreiras acadêmicas e profissional. Se minha memória não me engana, naquela época uma boa interpretação de textos já era suficiente para se sair bem na prova que tinha "apenas" 63 questões - frente as 180 das edições recentes. De longe a prova não era tão conteudista e definitivamente era mais fácil e menos cansativa do que é hoje.

ENEM como treino para concursos

Bom, não é novidade - conforme já relatei - que os editais para concursos públicos andam bastante escassos onde moro, desta forma prestar o ENEM seria um ótimo treino para não perder a manha. Como é uma prova extensa, posso treinar minha resistência, embora a maior parte do conteúdo seja muito divergente daquilo que tenho contato em provas de certames públicos.

Dessa forma cogito prestar o exame sem estudar, apenas para brincar um pouco e um tanto por curiosidade para conhecer a sensação de prestar o exame neste novo formato.

Tá certo que posso até tentar reproduzir realizar a prova em casa, mas não é exatamente a mesma coisa que prestar o exame oficialmente.

16 comentários:

  1. Falou e disse Astronauta. Eu fiz o Enem duas vezes com esse novo formato e gostei bastante. A prova de matemática é um verdadeiro treino intensivo para diversos concursos, pois tem cobrado vários assuntos comuns aos certames públicos.

    Fora também o fato de treinar resistência a uma prova de longa duração. E mais, com dois dias, que é a realidade de vários concursos de cargos mais altos na administração pública.

    Ótima dica.
    Abração, fica com Deus e feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw mestre, treinar resistência é sempre válido, meu pé atrás é ter que fazer provas com conteúdos que não vejo em concurso nenhum, me refiro a química, física e biologia. No mais, pode ser um bom treino.
      Abraços.

      Excluir
  2. Se der certo avisa aê.

    Também fiz por fazer no ano passado, não vi vantagem. De onde que vc tirou que Enem é conteudista? Interpretação e senso comum ainda resolvem muitas questões.

    Prefiro baixar uma prova de Tribunal no PCI, ou montar um caderno no QC, imprimir e me trancar 3 a 4 horas no quarto com o cronômetro ligado num fim de semana.

    Enem é provinha pra criança que ainda nem sonha o que é uma concorrência de 2000 cabeças por vaga e notas de corte de 90%...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Petisco, engraçado que tem muita criançada que presta Enem imaginando que vestibular tem concorrência acirrada - não fazem noção da concorrência que é prova pra concurso. Sei la, ainda não decidi com certeza, sem que a incrição é barata, se no dia eu não animar, deixo pra la e vejo a prova em casa mesmo. Mas pelo menos a parte de exatas é conteudista? Não? Desculpe minha ignorância, estou meio por fora do tópico, qlr hora olhos umas provas de Enem antigas, abraço.

      Excluir
    2. Sim, exatas ainda é bem tradicional, com conteúdo pra kcete, e às vezes botam 1 ou 2 questões de assunto que ninguém nem lembra q já existia só pra zoar

      O resto é uma porrada de esquerdismo... Kkkk

      Excluir
  3. Astro, quais os conteúdos de nível médio que estão por vir e quais você prestará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala MIN, meu interesse maior é na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, na Redação e na prova de matemática. Mais especificamente ainda não verifiquei qs conteúdos serão cobrados. Grande abraço.

      Excluir
  4. Só fiz o ENEM quando estava no ensino médio. O que vc falou sobre interpretação é verdade, nem estudei e consegui uma nota razoável.

    Se a prova serve como treino para concursos, não tenho certeza. Eu até penso em fazer um cursinho do ENEM como forma de relembrar os conteúdos do ensino médio (e tbm conhecer umas garotas...). Vou avaliar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. às vezes me pego sonhando de um dia estar concursado num cargo foda e "voltar no tempo" me matriculando num cursinho Enem ou qualquer universidade/faculdade só pra pegar calouras, etc.

      Típicos devaneios esperançosos de beta, rsrs
      Mas parece... possível, basta ter carro e um shape razoável. Inclusive observei e stalkeei casos concretos.

      Poderia me passar por plaboy de família boa e arranjar namoradinhas nerds universitárias...

      Só toma cuidado, CI com as "jailbaits". Já conheci um professor que foi preso nessa brincadeira kkkkk
      O orientador do Doutorado era quem levava comida pro cara na cela. Que loko...

      Excluir
    2. Hahaha, conhecer garotas em cursinhos é interessante CI, ainda mais que vc já tem um cargo que muitas delas almejam, oq pode te colocar bem aos olhos delas. Petisco, se eu animar, ano que vem me matriculo numa facul pública qlr -sairá de graça mesmo -, daquelas que predomina estudantes mulheres, tipo odonto, turismo ou sei la oq, só pra conhecer a mulherada. Voltar pra facul na casa dos 30, já experiente e com condições financeiras minimas, me parece uma boa forma de se destacar em tal meio, mas, pode ser devaneio de minha parte, já que nunca fiz isso na prática. Abraços a tds.

      Excluir
    3. A questão toda é - só complementando - que se eu não fosse tão inexperiente na minha primeira facul, poderia ter pegado muito mais mulher - ainda que phodido financeiramente falando naquela época entre 18 e 21 anos.

      Excluir
    4. Pois é, Petisco.

      Eu sempre fico pensando que seria uma boa, daria até pra bancar um semi-alfa financeiro nesses ambientes.

      O foda é que precisaria dilapidar meu patrimônio para comprar um carro mais chamativo e prejudicar os aportes com as sociais, bancar boas bebidas e passeios para as "amigas" etc.

      Em qualquer faculdade só tem playboy, lá também seríamos apenas mais um, onde os relacionamentos anteriores já prevaleceriam sobre uma suposta aura de alfismo financeiro. Foda.

      Acho que o melhor seria um cursinho pré-enem noturno numa instituição mais popular, onde geralmente estudam pessoas menos favorecidas (que trabalham durante o dia), lá sim dá pra fazer uma diferença com um carro mid-level e um cargo público.

      O beta pode ser tudo, mas não pode ser burro. Tem que agir com estratégia. Talvez eu faça um post sobre isso num futuro próximo.

      Abraço e aparece lá no meu blog, cara.

      Excluir
    5. CI vc tem razão.

      No fim, é a mesma estratégia defendida por lendas da blogosfera como Zé Mobral, Roger da cidadezinha (ou ainda a Teoria da Conspicuidade do Pobreta): usar o alfismo relativo local, explorar classes mais baixas e ambientes mais pacatos pra angariar boas fodas low-cost.

      Eu já nem dou bola pra patricinhas da Federal. Desprezo aquilo sob o qual não tenho controle/não posso ter.

      Tu já é mais velho, patrimônio considerável, tem que aproveitar mais a vida mesmo...

      Hj eu poderia aportar até 90% da minha renda, inclusive seria a decisão mais racional. Mas também prefiro investir mais em qualidade de vida, não jogar fora o que me resta de juventude....
      Na medida certa, talvez até me ajude a render mais nos estudos.
      Quando conseguir um cargo melhor, mantenho o padrão de vida semi-frugal e aporto o excedente.

      Fiz as contas e o plano agora é investir em dieta + suplementação + academia, um carrinho básico (usado, é claro) e estudar melhor as sociais do "povão", pois é com eles que eu tenho alguma moral, inclusive já percebi a diferença de tratamento no trabalho, onde tenho contato com todas as camadas sociais.

      Apesar de detestar meus pais chimpas, ainda posso parasitar teto e comida, ter margem pra aportes razoáveis e dependendo do andar da carruagem até sair eventualmente com GP's.
      Principalmente agora que engatei uma função comissionada. Pagam miséria, mas vale a pena.

      Desculpa a resposta longa e demorada. Ñ tenho blog, acabo descarregando tudo nos comentários alheios kkkk
      E Astronauta, desculpe desvirtuar um pouco do tópico original.

      Abraços!

      Excluir
    6. Cara, qlr assunto pertinente destes é válido aqui, por favor, fique a vontade.

      Sem querer teorizar muito neste sentido, é isso aí q vc falou mesmo, nada a acrescentar, pra ilustrar com uma metáfora, acho q em muitos meios sociais vc não precisa de uma Ferrari, um Chevrolet qlr de 5 anos já impressiona a mulherada. Grande abraço.

      Excluir
  5. acho válido para não desacostumar a fazer provas e acho melhor fazer todas as provas possíveis da area de concurso que se escolheu, para nao perder o foco.

    abs!

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas