segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Sou concurseiro e em 2018 voto Novo 30


Bom, já que este é um tópico que discuti diversas vezes aqui no blog, serei breve, sou concurseiro e adepto do liberalismo econômico. Tenho perfeita ciência que o Estado, da forma que está, prende o Brasil a mediocridade, além de ser muito caro e ineficiente, o que acaba prejudicando principalmente os mais pobres.

Por essas e por outras que em 2018 não tem Nariz de Hulk, João Doriana ou o que for, em 2018 voto no partido Novo de cabo a rabo.

Se você não conhece a legenda pesquise sobre suas ideias, de forma geral o partido defende a diminuição deste Estado gigante que aí vemos, entre outras coisas. Além disso, o Novo não utiliza verba do fundo partidário, dependendo apenas de contribuições de filiados - o que deveria ser a norma em todos os partidos - para existir.

"- Ah, mas privatizar empresas públicas, restringir o salário de servidores etc. é prejudicial aos concurseiros."

De forma alguma - pelo menos a longo prazo - pois tais medidas são essenciais para, por exemplo, manter os cofres públicos com o orçamento saudável e assim permitir que os concursados recebam seu salário em dia, diferentemente do que ocorre atualmente no RJ.

Mas, já discorri muito sobre este tópico aqui.

Só queria passar pra dizer que em 2018 eu voto Novo!

Voltemos ao clássico


"Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter." - Adam Smith.

traduzido de:

- It is not from the benevolence of the butcher, the brewer, or the baker, that we expect our dinner, but from their regard to their own interest. We address ourselves, not to their humanity but to their self-love, and never talk to them of our own necessities but of their advantages.








Alguns benefícios potenciais da privatização

1. Melhor eficiência

O principal argumento para a privatização é que as empresas privadas têm um incentivo ao lucro para reduzir os custos e serem mais eficientes. Se você trabalha para uma indústria administrada pelo governo, os gerentes geralmente não almejam lucros. No entanto, uma empresa privada está interessada em obter lucro e, portanto, é mais provável reduzir custos e ser eficiente. Vide a máxima de Smith que eu elenquei acima.

2. Falta de interferência política

Os agentes políticos esquerdistas muito argumentam que os governos dão ao povo o controle econômico sobre as estatais - "O petróleo é nosso!". Eles são motivados por pressões políticas ao invés de um bom senso econômico e comercial. Por exemplo, uma empresa estatal pode empregar trabalhadores excedentes, tornando-a, claro, ineficiente. Ainda assim, o governo pode relutar em se livrar dos trabalhadores por causa da publicidade negativa envolvida em perdas de emprego - lembrando que os funcionários de sociedades de economia mista e empresas públicas são regidos por CLT. Além disso, um erro gerencial bastante comum é manter determinado serviço a um preço abaixo de seu valor de produção, gerando prejuízo a empresa pública - vide alguns casos Dilma Roussef neste sentido.

3. Visualização de curto prazo

Um governo na maioria das vezes pensa somente em termos das próximas eleições. Portanto, eles podem não estar dispostos a investir em melhorias de infra-estrutura que irão beneficiar a empresa a longo prazo porque estão mais preocupados com o hoje.

4. Acionistas

Argumenta-se que uma empresa privada tem pressão dos acionistas para desempenhar de forma eficiente. Se a empresa for ineficiente, a empresa poderá estar sujeita a uma aquisição. Uma empresa estatal não tem essa pressão e, portanto, é mais fácil para eles serem ineficientes.

5. Aumento da concorrência

Muitas vezes, a privatização dos monopólios estatais ocorre paralelamente à desregulamentação - ou seja, políticas para permitir que mais empresas entrem na indústria e aumentem a competitividade do mercado. É esse aumento da concorrência que pode ser o maior impulso para melhorias na eficiência. Por exemplo, precisamos urgentemente de diversas empresas para competirem pela preferencia do cliente na prestação de serviços postais, como ocorre nos EUA, por exemplo, alias, nos EUA há também uma estatal concorrendo com empresas privada na prestação destes serviços, você deve imaginar quais tende a ter maior preferencia de clientes...

6. Receita da venda

Ta, este aqui é mais um beneficio de curto prazo e efêmero, o governo ganhará dividendos consideráveis com a venda de empresas privadas. No RJ, por exemplo, enquanto uns protestam, os servidores que não receberam o 13º de 2016 e estão com salários atrasados, deveriam estar doidos para verem a Cedae - companhia de águas do estado - ser privatizada. 

18 comentários:

  1. Impressionante como tem gente que acha um absurdo ser concurseiro e ao mesmo tempo a favor da redução do estado. Esse foi um dos motivos de cansar desse meio de concurseiro, o pessoal é muito mente pequena, só pensa no seu, mas até nisso são burros, pois do jeito que o estado está hoje, especialmente o governo do RJ, trará (já trouxe pra várias categorias) perdas imensas ao funcionalismo público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIN, eu não sei se cheguei a comentar no post q vc disse ter desistido dos concursos, mas cara, faz isso não, vc tem potencial, principalmente em cargos na sua área de informática.

      Abraços.

      Excluir
  2. E aí Astronauta.

    Concordo com você, tem muitas coisas que o Estado não precisa controlar.

    Faço só uma ressalva à áreas como fiscalização tributária e outras como agropecuária, ambiental; polícia e segurança pública em geral, e saúde pública. Saúde pública, apesar de ser péssima por aqui, tem que ser mantida por um estado que tem a assistência como fundamento.

    E essas áreas que citei, mesmo que aleguem que será possível o privado tomar conta e fazer melhor que o serviço público, porém com menos recursos, eu discordo. Pois fiscalização e segurança, o servidor precisa de apoio do estado, como estabilidade e segurança no cargo, para não ser facilmente corrompido.

    Não deveria ser assim, mas acontece.

    Ótimo post.

    Abraços e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diário, estou perfeitamente de acordo com vc; algumas áreas devem ficar com o Estado mesmo, agora, que o Estado brasileiro precisa diminuir de tamanho com urgência, isso é fato.

      Grande Abraço.

      Excluir
    2. Na situação atual do BR não precisamos preocupar em desestatizar demais, pois o problema é desestatizar de menos.

      Excluir
  3. Bolsonaro tá montando uma equipe econômica ótima de "neoliberais" como diz a esquerda rs...Tá me surpreendendo bastante, com esta orientação liberal na economia e conservadora que a gente já conhece nos costumes (direito a legítima defesa, fim da farra de ONGS vagabundas de esquerda, combate aos terroristas do MST etc)...Meu voto é cada vez mais dele!

    O NOVO infelizmente não tem a força necessária pra angariar uma multidão de votos ano que vem, mas é um caminho no longo prazo. Tô com medo da direita rachar esses votos em um monte de candidato e botar um Lula/Ciro no 2º turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rachar votos é uma possibilidade, mas não creio que Ciro e Lula consigam chegar juntos no 2º turno, é um ou outro.

      Abraços.

      Excluir
  4. assim como em qualquer país de vergonha, o negócio é manter só a Adm. Direta e reduzir ou eliminar a Indireta. Segurança, Judiciário, Legislativo, área Fiscal e quiçá Saúde. E educação só a básica (já chega de pagar imposto pra bancar o diploma de playboy)

    O único problema, e que eu não vejo solução é a cultura fortíssima do QI e jeitinho no mercado de trabalho bostileiro. Fora que nossas escolas e faculdades são totalmente desalinhadas com a vida real. O sujeito estuda a vida toda e só aprende a fazer questão de livro. Por isso qualquer chimpa também deve apoiar mais incentivos ao pequeno empreendedor, visto que essas privatizações de governo são voltadas a peixes grandes.

    Como a única coisa que posso fazer pra mudar isso é tentar apertar 30 em 2018, até lá sigo papirando os editais que ainda restam.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petisco, vc tocou justamente numa chaga terrível da sociedade brasileira que é a questão da cultura do QI na iniciativa privada, algumas empresas até fazem processos seletivos, mas muitas vezes é pr inglesa ver e oq conta mais é a indicação, prejudicando assim a sociedade como um td, tendo em vista que indivíduos com boa capacidade são muitas vezes preteridos por incompetentes apadrinhados. Como vc disse, esse problema é cultural, muito difícil de mudar no curto prazo.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Odeio argumento de autoridade, mas nesse caso: Vota no Novo porque é inocente e não tem experiência de vida.
    Concurseiro neoliberal é o mesmo que judeu nazista e negro racista. É síndrome de Estocolmo.
    Nessas horas não se vota com o cérebro, mas sim com o FÍGADO.
    Quando entrei aqui (sou Auditor Fiscal) via tanta gente brilhante votando sem pestanejar nesses malucos do PT, PSOL e tudo mais. Eu não me conformava: "Eles não vêem o óbvio?". 5 anos depois, e muito mais experiência de vida na bagagem, descobri que era eu que não via o óbvio.
    Se eu gosto desses esquerdinhas canalhas? Lógico que não. Mas quem vai valorizar o funcionalismo? Pode ter certeza que não vai ser empresário canalha metido a político, que depois que entra no poder enche de consultorias que tem o triplo de custos pro erário público.
    Finalmente, pra quem usa a situação do RJ como argumento: se fosse um Novo lá governando, esse pessoal não só não teria salário, como não teriam emprego também. Pode escolher.

    ass: AFR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To realmente na dúvida se você ta zoando ou não... mas vamos lá, o NOVO não quer privatizar tudo. Educação (principalmente a básica), saúde e educação continuariam públicas e não teriam atraso de salário e teriam melhores condições.

      Já coisas como PTbrás, Correios e demais cabides de empregos estatais seriam privatizados.

      Como você pode ver, a sua afirmação de "se fosse um Novo lá governando, esse pessoal não só não teria salário, como não teriam emprego também" não faz o menor sentido.

      Abraço

      Excluir
    2. Onde eu disse educação pela segunda vez eu queria dizer segurança pública.

      Excluir
    3. AFR, respeito tua opinião, mas vc há de convir que vota na esquerda por corporativismo. A questão q tento levantar é q o Estado brasileiro do jeito q ta não vai se aguentar por muito tempo e os próprios funcionários públicos serão prejudicados com possíveis dificuldades no pagamento de salários, uma diminuição do tamanho do Estado, ainda que em doses pequenas, me parece essencial neste momento, td a sociedade brasileira sairia ganhando, in a Nutshell - pra usar uma expressão inglesa - haveriam sim menos oportunidades no setor público, em contrapartida creio que o setor privado teria mais liberdade para contratar... agora oq não da é ficar, por exemplo, bancando empresa pública dando anualmente prejuízos bilionários - ainda que com a porr4 do monopólio!!!...

      No mais, acho que o MIN resumiu bem logo acima, o RJ não estaria tão apertado hoje em dia se não tivesse que pagar uma folha de pagamentos tão extensa, o governo estadual não aproveitou os anos de bonança e só quis saber de expandir os gastos com funcionalismo, deu no q deu. Definitivamente este não é um modelo de gestão pública sustentável. No mais, duvido que com um governo liberal no RJ - como o NOVO talvez - haveriam professores e policiais com salários atrasados enquanto os funcionários do judiciário Estadual recebem auxilio Peru de R$2 mil.

      Abraços.

      Excluir
  6. Faz sentido. Parabéns pela análise direta do problema. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Esquerdista só sabe olhar pro próprio umbigo, ignorantes alienados bovinos. O estado é inchado e logo entrará em colapso se continuar tão gigante. Claro que precisa de muitas privatizações até pra melhorar a qualidade dos serviços que são ruins e baixar os preços dos produtos com o fim do monopólio e abertura da concorrência. Eu também sou concurseiro e sou de DIREITA SIM! Menos cargos e orgãos enxutos trarão melhores condições de trabalho, caso contrário mais cedo ou mais tarde todos morreremos de fome abraçados como em CUBA ou VENEZUELA ou CORÉIA DO NORTE, exemplos de socialismo (que não deu nem dará certo). Abra a cabeça, concurseiro inteligente não vota em partido esquerdista. Bom dia a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é cara, galera não se toca que de nada adianta ter seu carguinho gordo 10k+ e "estável" se a economia ruir, com inflação a níveis venezuelanos e risco de tomar uma facada a qualquer momento no meio da rua.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas