segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Professor de ensino médio: Uma breve análise

Este é o segundo post de uma série dedicada a analise de cargos públicos, sendo que o primeiro foi dedicado a análise do cargo de professor de faculdade pública, seguindo neste meio relacionado a educação, hoje analisarei o cargo de professor de ensino médio.


O pré requisito

Para se torna professor de ensino médio no Brasil é preciso ter um diploma de licenciatura devidamente reconhecido pelo MEC. O curso de licenciatura costuma durar oito períodos e, independente da área que você preferir, é repleto de matérias pedagógicas, com uma alta carga de Paulo Freire metida goela abaixo dos discentes. 

Como o curso é grande, você corre o risco de mudar de ideia quanto a ser professor, isso não é exatamente um problema, pois você ainda poderá participar de outros concursos liberados para detentores de qualquer diploma de nível superior.

O concurso

Não considero os concursos para docentes de ensino médio como sendo muito concorridos, afinal, a exigência de licenciatura especifica na área cria uma reserva de mercado que limita o número de potenciais candidatos. Além disso há poucos concurseiros "profissionais" fazendo concursos neste meio, de modo que a maioria dos candidatos vai fazer a prova sem muito sangue nos olhos, sem ter a frieza de ir la buscando pelo menos chegar perto de gabaritar a prova. O que quero dizer é que há mais professores do que concurseiros fazendo tais certames, sendo assim um concurseiro se destacará com certa facilidade.



As Vantagens do cargo

Possibilidade de acumular cargos públicos: Para os concurseiros, está é sem dúvida alguma uma ótima oportunidade de expandir os ganhos, afinal, a constituição federal do Brasil permite que, desde que haja compatibilidade de horários, um professor acumule um cargo de professor com outro cargo técnico, cientifico ou mesmo outro cargo de docente. Desnecessário dizer as ótimas oportunidades de ganhos extras surgidas com este dispositivo constitucional.

Férias fartas: Férias longas nos meses de Dezembro e janeiro, férias curtas na metade do ano, aproveitamento de absolutamente todos os feriados e pontos facultativos, além é claro da carga horária bastante pequena quando comparada a outras profissões. 

Aposentadoria precoce: Tai um beneficio completamente esdruxulo e sem sentido que muito possivelmente seria derrubado com uma possível reforma na previdência, mas, como uma reforma da previdência ainda no governo Temer meio que já virou lenda a essa altura do campeonato, essa vantagem previdenciária para professores ainda é realidade e não vemos nada no horizonte próximo que indique uma eliminação desta abominação. O fato é que professores ganham 5 anos de lambuja para poderem se aposentar por tempo de contribuição, com tal regra, mulheres docentes acabam podendo se aposentar com meros 25 anos de contribuição!!!!! Vou até parar por aqui, porque se não vou acabar descontando toda a a minha raiva quanto a este absurdo em meu teclado.


As desvantagens do cargo

Salário baixo: Não é la um salário de passar fome como como consagradamente pregado através do senso comum, mas também não é tão ruim se considerarmos o pouco de trabalho efetivamente efetuado. Pode ser uma saída caso tudo dê errado, se for concurseiro e não passar em absolutamente nenhum concurso interessante, seja professor. No meu caso já não é interessante, já ganho mais em meu atual cargo do que ganharia após anos de docência.

Alunos: Muita calma nessa hora, não quero que me levem a mal aqui, não quero dizer que todos os alunos de ensino médio demonstram problemas relacionados a falta de disciplina e absolutamente puro desdém pelo que é ensinado em sala de aula, mas sim, boa parte demonstra tais características. 


Conclusão

Considerando a seguinte escala de felicidade no trabalho, eu colocaria ser professor de ensino médio no nível 3, com possibilidade de alcançar o nível 2, mas isso depende dos objetivos de vida do individuo.




Aproveitando a deixa...

Sendo o tópico da vez professor de educação básica, não posso deixar de por o dedo nessa ferida, mas... no que diz respeito as frequentes greves na área:

Considerando que os professores de escolas estaduais e municipais são funcionários públicos, o público não deveria ter  a possibilidade de demiti-los em caso de não quererem efetuar o seu trabalho? Desculpem-me a minha ignorância sobre a realidade do setor privado, mas os funcionários particulares também conseguem fazer este tipo de greve prolongada e constante sem problemas? Fica aí minha reflexão.

8 comentários:

  1. Concordo com seu post. Vantagem principal dos professores são férias prolongadas. A desvantagem já vemos com salário baixo e aguentar criança maloqueira. Abraço

    ResponderExcluir
  2. É uma profissão ingrata, mas não se ganha tão mal. Ainda se aposenta mais cedo e têm todas essas vantagens que você já listou. Só que a manipulação midiática cai forte, botando apenas como coitadinhos. Assim como fizeram com os táxis, dizendo que eles pagam muitos impostos e etc. Mas convenientemente não tocam que há vantagens/descontos na compra de carros, IPVA e etc. coisa que o besta que presta serviço pra Uber não tem. A população ainda caí nessas histórias tristes pelo desconhecimento de informações no que tange a profissão, já que é bem vantajoso para eles manterem tudo muito nebuloso para puxar uma massa de manobra pedindo por mais verbas para educação. O Brasil é um dos que mais investem em educação em relação ao PIB, mas e a qualidade? O problema não está na falta de dinheiro, mas sim na forma de ensino.

    http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/11/brasil-e-pais-que-mais-investe-em-educacao-diz-ocde

    Já fui algum tempo monitor em uma escola de informática, apesar de adorar estar em sala de aula, sempre tinha aqueles contratempos, como por exemplo, gente velha demais que não conseguia assimilar uma explicação direito e tinha que acabar explicando das mais várias formas e várias vezes, ou criancinhas querendo apenas jogar que só estavam lá, pois os pais queriam apenas se livrar da peste. Mas quem disse que eu vivia reclamando de salário? Era uma coisa que amava fazer e a maioria boa superava e muito os ruins com seus contratempos.

    Professor só e desrespeitado quando é idiota, mau-caráter que impõe os lixos marxistas em sala de aula. Só o(a) demente que não percebe que essas merdas não funcionam no mundo real? Se não tem aplicação real, ninguém vai se interessar em aprender aquelas baboseiras que estão explicando, ainda mais forçando o pessoal para passar de ano. Lembrei até daquele caso recente que a professora apanhou de um marginal mirim (“vitima da sociedade”) que incitava ódio a figuras de direita, mas quando ela sofreu na pele o que pregava, quando questionada em entrevistas sobre seu ódio gratuito fazia todo um malabarismo lógico para justificar seu pensamento de merda. É assim que são nossos professores atuais.

    Professor de ensino médio é uma boa profissão de entrada. Ensino superior é o objetivo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Putz, bem lembrado PS, os professores podem se aposentar 5 anos mais cedo! Algo que para mim definitivamente não faz sentido algum e deveria ser uma das primeiras coisas a ser revista em uma possível reforma da previdência.

    De resto concordo com td q vc expôs, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Só passa perrengue na licenciatura se for Matemática ou Física numa Federal, mas ainda nem chega perto do estupro mental de uma Engenharia. Regra geral, é um curso muito tranquilo. Mais um ponto positivo.

    As provas desse cargos são uma verdadeira mamata. Muitas vezes só cai as matérias da sua área e no máximo um punhado de lei seca. Não precisa passar pelo pesadelo de (re)começar do zero Português ou trocentos ramos do Direito após 4~5 anos de faculdade q não tinha nada a ver (meu caso).
    O salário é "lixo" mas não tem a panela das universidade públicas.

    Saindo um pouco do setor público, há também a possibilidade de dar aulas em cursinhos ou abrir seu próprio. Só acho q o mercado tá meio saturado...

    concordo com todo o resto e que, até certo ponto, há como se evitar ou diminuir assédios se o prof não for tão babaca e cagar regras.
    Como dito num post antigo seu, reclamam de barriga (quase) cheia, e como o PS disse, dinheiro jogado na educação é o q não falta.

    Na época do vestibular, eu menosprezava um colega q trocou Eng. por lic. em Matemática (a nota não deu, rsrs). Agora tomo tapa na cara todo dia, pois muitos desses colegas q optaram por cursos "fracos" já estão formados e com uma vida 10x melhor que eu.

    ResponderExcluir
  5. Fala Petisco, como sempre muito pertinente nos apontamentos.

    Concordo plenamente com vc, as provas para professores de ens médio são muito fáceis, ainda mais quando as comparamos com concursos que pagam mais de 3k por exemplo, usualmente os principais alvos da maioria dos concurseiros. Um concurseiro experiente não terá problemas se resolver migrar pra essa área de educação, mas apesar da facilidade, ainda respeito mais os docentes de ens. médio do que aqueles arrogantes professores de nível superior que muitas vezes entraram por panelinha.

    O salário é realmente muito baixo, vc mesmo já está melhor no seu cargo de assistente em universidade, bem como já encaminhado para voos mais altos.


    Por fim, uma curiosidade sobre ser prof. de ens. médio: apesar de pagar mal, gera certo status, principalmente entre os mais novos.Quando digo por exemplo pra uma mulher que sou formado em história, logo perguntam se eu leciono, respondo que não, que estou estudando para concursos melhores e que inclusive ganho mais que professor em meu cargo atual de ens. médio. Elas parecem não falar minha lingua e, por alguma razão que com mil demônios eu não consigo entender ql, acho que seria mais bem visto aos olhos delas se eu fosse professorzinho, ainda que ganhando menos. Isso pq, muito embora o concurso para professor seja mais fácil, a maioria das pessoas não sabe disso, portanto estes profissionais posam como mais inteligentes. Pra que me serve este status? Pra po44a nenhuma, prefiro ganhar mais em meu cargo de nível médio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Post matador como sempre, Astronauta!

      Em relação às diabo... digo, mulheres, elas raramente se impressionam com cargos administrativos, salvo se for num órgão TOP (tipo câmara, senado etc.), quando já é possível presumir que o salário é PORNOGRÁFICO.

      Elas se impressionam com o status que você demonstra, a ostentação dos bens de consumo, principalmente o carro, mas nós da blogosfera temos aversão à ostentação, somos adeptos do pobretão way of life, aumentar os aportes sempre... aí, parceiro, não tem jeito, elas não ficam impressionadas mesmo.

      Excluir
    2. Fala CI, obg pela visita, concordo com suas palavras, realmente, ostentação é algo que nunca aplicarei ao meu cotidiano.

      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas