Um diploma de faculdade é uma ferramenta formidável para um concurseiro, afinal possibilita que ele faça concursos com menor concorrência do que aquelas surreais notadas em concursos de ens. médio, de modo que muitas vezes acaba sendo mais fácil classificar num concurso de 10k com concorrência peneirada do que num de 3k para ens. médio.
Mas qual faculdade escolher?
Bom, já dei a a dica neste post de, como solução de curto prazo, fazer um tecnólogo para pelo menos desbloquear aqueles concursos que servem qualquer formação superior.
Também já listei a qualidade de certas faculdades para concurso.
Noutro post já indiquei que direito é o melhor diploma que um concurseiro pode ter - mas talvez a solução não seja tão linear assim, como veremos a seguir.
O fato é que decidir qual faculdade cursar é uma escolha que leva em conta fatores muito pessoais e portanto peculiares a cada individuo.
No entanto, se o seu foco maior é concursos, recomendo, além das dicas dos posts anteriores, ponderar dois fatores e como eles se relacionam entre si.
Estes dois fatores a que tudo se resume na hora de se escolher uma boa faculdade para concursos são os seguintes:
1- Quantidades de editais ofertados para a área
2- Quantidade de gente formada na área
Em linhas gerais você quer um curso que tenha muita vaga, mas ao mesmo tempo quer enfrentar popuca concorrência.
Categoria 1
Cursos com muita vaga, porém muita gente formada:
Direito tem muita vaga para concurso, entretanto, a concorrência é quantitativamente alta e qualitativamente alta também, tendo em vista que muitos dos que fazem tal faculdade já a iniciam visando concursos.
Nunca fiz um levantamento a respeito, mas observo que comunicação social é uma área que sempre oferta muitas vagas, só não sei se há muita gente formada nisso... Pedagogia também, estando no mesmo patamar.
Categoria 2
Cursos com muita vaga e pouca gente formada (A ESCOLHA IDEAL!):
Estes são os da melhor categoria.
Cursos como arquivologia quase não tem formados, porém costumam pipocar em editais.
Categoria 3
Cursos com pouca vaga e muita gente formada:
Evidentemente que está é a pior categoria de faculdades para concursos. História por exemplo, é um curso com bastante gente formada, que oferece muito poucos editais - a grande maioria é para professor, os quais nem estou considerando aqui. Se for fazer uma licenciatura e tiver aptidão, recomendo física, química e biologia, que lançam mais editais, inclusive fora da área de educação, e, tem menos gente formada, o que me leva a nossa categoria seguinte...
Categoria 4
Cursos com pouca vaga e pouca gente formada:
Observe que esta categoria não é tão ruim quando a 3, pois embora ocorram poucos editais, a concorrência também é baixa. A maioria dos cursos nesta categoria são da área de exatas.
salvo area juridica, fiscal, policial (federais), tribunais de contas: a maioria que sobra é com salário ruim não?
ResponderExcluirexceção tb são professores federais com salário médio/alto
"arquivologia " duvido que sobre vagas e pelo q pesquisei ganha menos ou semelhante a um técnico judiciário
salvo vocação, não vejo boas razões para fugir da area juridica, fiscal, policial (federais), tribunais de contas e professores federais de bom salario
o resto é resto
p.s.: medicina tb poderia ser vista como exceção; mas médico que vira concurseiro é por vocação e porque não quer ficar rico
p.s.2: a melhor opção é fazer um tecnólogo de tres anos e partir pra área fiscal (ou outro cargo federal q pague bem).
Excluirsimples assim
faculdade é perda de tempo/dinheiro
Cara, recomendo a pessoa estudar as matérias básicas desde o início e daí quando já tiver estabelecido em um concurso genérico bom, focar em um tipo de edital específico, pois volta e meia aparecem umas vaguinhas incríveis.
ResponderExcluir