sábado, 24 de abril de 2021

Cancelamento do Censo 2021 pode levar a suspensão de processo seletivo

 O processo seletivo que será (seria?) realizado pelo IBGE para contratação temporária de agentes para realização do censo sofreu um primeiro red flag quando o congresso anunciou cortes no orçamento para o censo.

De la pra cá, a situação piorou e com o orçamento sancionado pelo presidente Bolsonero, o governo confirmou que não haverá censo do IBGE neste corrente ano.

Creio que o próximo passo óbvio será o anuncio da suspensão do certame, afinal, não há porquê realizar uma prova em ano de pandemia para atividades que não ocorrerão em 2021.

Um baque para concurseiros em inicio de carreira, que vêem neste processo seletivo do IBGE uma oportunidade de sentir o um gostinho do prazer que é ser servidor público. Seria provavelmente o maior processo seletivo do ano e quem sabe até da década em termos de números de inscritos e de vagas.

Sem falar na oportunidade que geraria a inúmeros desempregados Brasil afora, mas não, a prioridade parece ser dar esmola a população do que dar emprego, parece ser da cabides de emprego aos amigos do rei do que pagar um salário digno a uma população desempregada que quer e precisa trabalhar.



6 comentários:

  1. Desde o início eu já via este certame com maus olhos... Não considero confiáveis estas seleções para cargos temporários. Me dão a impressão de serem mais relaxadas e sujeitas a favorecimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível, Anon, mas como a remuneração não é grande coisa, acho que a probabilidade de fraude é menor.

      Abraços.

      Excluir
  2. É astrnonauta, era uma grande oportunidade para muitos inclusive para mim...
    Infelizmente foi baque, mas esperado mediante a situação sanitária do país.

    O jeito é focar pra APM, mas acredito que esse também seja cancelado/adiado.

    Se caso for, focarei nos meus estudo em Português/matemática.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, GBF. Especialmente português é algo sempre útil que cai em todas as provas de concursos, então sempre vai te servir pra alguma.

      Excluir
  3. Concordo com o anon acima.
    Por outro lado, É uma pena para aqueles que tinham esperança nesse concurso. A situação não está fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mago, mas me parece que jogo virou desde que eu escrevi este post, de modo que um ministro do STF já determinou que o censo fosse realizado, então há esperanças.

      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas