quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Cartão de crédito não é reserva de emergência

 Esses dias um amigo meu veio se queixar da vida dura, o desgraçado deve ganhar cerca de 3 mil ao mês e reclamou que não tinha dinheiro pra pagar uma pancada, um imprevisto com o carro que renderia um golpe de cerca de 1.5 mil.

Ele disse que utilizaria o cartão de crédito para pagar a pancada.

Perguntei ao Sr. Desgraçado, já esperando qual seria a resposta, se ele não teria uma reserva de emergência para usar em caso destes imprevistos.

A resposta do respeitoso sr. foi negativa.

E ele emendou,: - Ora, mas eu posso utilizar o cartão de crédito para exercer a função que essa tal "reserva de emergência" faria, eu nem pago taxas no cartão...

A primeira vista pode parecer que sim, o problema, informei, é que a renda do Sr. desgraçado ficaria desfalcada em X% ao longo de y meses para pagar tais parcelas.

Nessa hora, o Sr. desgraçado me olhou com uma cara de total perplexidade como estivesse sendo apresentado a um conceito completamente alienígena. 

Isso sempre me deixa irritado, noções básicas de finanças pessoais parecem soar como astrofísica para o brasileiro médio.

Bancando o advogado do Diabo, o Sr. Desgraçado poderia argumentar que também ficaria com o salário desfalcado ao longo de meses para repor a reserva de emergência. O argumento é bom, mas ao meu ver não se sustenta, de modo que neste caso ele teria maior controle sobre ao longo de quanto tempo e em que quantia pagaria a reposição do fundo de emergência.


Bom, este foi meu pequeno probleminha de finanças pessoais.

Por enquanto é isso pessoal, se não voltar aqui esse ano, um feliz ano novo, muita saúde e paz em 2021!

6 comentários:

  1. Argumenta que pagar à vista tem desconto, logo, com os juros ao pagar no cartão ele estará pagando por sua negligência em não ter uma reserva de emergência. Essa é uma das vantagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que é mais confortável ter uma reserva, do que uma dívida.

      Excluir
    2. Exato, CeP, vc vai dormir melhor a noite com uma reserva desfalcada do que com uma divida, abraços.

      Excluir
  2. Isso deveria ser ensinado em toda escola desde o primário: cartão de crédito não é reserva de emergência.
    E, ainda mais importante: cheque especial não é dinheiro, não é um "extra", não faz parte do orçamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Mago, essa questão do cheque especial é outro tópico que precisa ser ensinado.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas