domingo, 5 de abril de 2020

Os três pilares do desenvolvimento

O tempo livre de quarentena é tamanho que hoje me vi perdido pensando sobre meus objetivos de vida e em quais aspectos de minhas características tento aperfeiçoar.

Cheguei a conclusão que existem três grandes áreas nas quais tento constantemente aprimorar meu desempenho.

Eu as mapeei eu vou transcreve-las a seguir, são o que eu chamo de os três pilares do desenvolvimento pessoal.


1- Saúde financeira

Ter saúde financeira é crucial, com ela você ajuda a si mesmo e aos outros, tem a sua reserva de emergência e não precisa ficar choramingando em tempos de crise. 

Se você é homem, a boa saúde financeira te deixará mais atraente para o sexo oposto, e não me venha com aquele papo misógino de "ah, mas então mulheres são interesseiras", não são, elas se interessam por homens de sucesso e isso meus amigos, no meu entender é muito mais digno do que se atrair meramente por  aspectos físicos, como ocorre com a maioria dos homens. Há quem coloque relacionamentos amorosos como um pilar a parte, nada contra, cada um escolhe suas prioridades, e talvez estejam certos e eu errado em minha filosofia de vida, mas para mim não é um pilar a parte, trata-se de uma continuidade natural do pilar financeiro.

2- Intelectualidade


Acho que ser inteligente é a melhor coisa que uma pessoa pode ser, após ser ético, afinal ser inteligente melhora não só a sua vida, como também melhora a vida de todo mundo, na medida que você cria soluções para a sociedade - ou pelo menos não cria problemas.

Divido este pilar em dois pontos, o primeiro eu chamo de inteligencia nativa do individuo, medida por parâmetros como testes de QI, a segunda, mais maleável e talvez até mais importante, eu chamo de cultura, que diz respeito ao conhecimento adquirido através de estudos.

Leia muito, pessoalmente leio em média um livro por semana, dos mais variados assuntos, ultimamente que ando meio parado quanto a isso. Leia inclusive sobre tópicos que você pode achar inúteis num primeiro momento, acredite, nenhum conhecimento é inútil.

Cuide bem deste pilar e ele auxiliará a cuidar do pilar financeiro.

3- Ética

Ser ético é algo que nunca pode ser descuidado, não te trará prêmios palpáveis como os pilares anteriores, mas acredite, te fará bem. E mesmo que não te traga retornos em benefícios diretos, não fará diferença, entender isso é o primeiro passo para ser ético, fazer o bem sem esperar retorno ou reconhecimento por isso. É uma tarefa difícil, mas para mim é algo fundamental na vida.



E são estes meus três pilares de desenvolvimento, deveria incluir um quarto, que é a saúde, mas por hora, ando bastante preguiçoso quanto a isso.

4 comentários:

  1. Mais importante que ser inteligente é ser sábio.

    ResponderExcluir
  2. Concursado, concordo em partes com seu post. É impossivel falar dos pilares do Des.Pessoal, sem citar o desenvolvimento fisíco! Ele é extremamente importante. Pessoas saudáveis são mais produtivas, tem aparência mais jovem, vivem mais e tem chances menores de ter alguma doença. óbvio que estou falando de uma rotina saudável de exercicios e alimentação e não dos fisiculturistas que tomam bomba. Quando você faz isso , você compra uma coisa que o dinheiro não compra, O TEMPO. Oque adianta ser inteligente, ter dinheiro e não ter TEMPO ?

    Ética e inteligência estão nos mesmos campos do Des.Pessoal ( Mental).

    Dito isso, o desenvolvimento pessoal pregado a tanto tempo tem 3 pilares base ( Financeiro , Mental, Fisíco e Espiritual) acredito eu que são essas 4 camadas base,o resto são sub-tópicos.

    Lembre-se " TUDO OQUE TE RESTA É O DESENVOLVIMENTO PESSOAL" Mr.Rover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu raciocínio é perfeito, de fato, concordo, a ideia é esta e sem duvida concordo também que atividade física é essencial.

      Abraços.

      Excluir
  3. É tudo muito interligado, e a falta de um, tem efeitos em outros.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aquila non capit muscas