quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

A classe privilegiada que aposenta mais cedo

A emenda constitucional 103 me dá um nó na cabeça em diversos pontos, concordo com alguns, discordo de outros.

Interessante notar que através dela, a partir de Março de 2020 a alíquota previdenciária de alguns servidores da União pode chegar a até 22%! Aparentemente o lobby dos servidores federais não foi forte o suficiente para segurar este dispositivo trator que deve ter atropelado o orçamento de muito marajá por aí. 

Mas há um outro lobby que surpreendentemente se mostrou intocável na reforma previdenciária: o dos professores.

Isso porque, os mencionados profissionais da educação mantiveram o privilégio inexplicável de se aposentar cinco anos mais cedo!

Isso mesmo, pedreiros, garis, lixeiros, blogueiros precisam trabalhar meia década a mais que os mestres professores. Isso porque essa classe profissional parece ser miticamente alçada ao patamar de mártir no senso comum  do imaginário tupiniquim, da mesma forma que se generaliza dizer que todos os políticos são corruptos.

Não dá pra entender.




4 comentários:

  1. Todos os funcionários públicos são parasitas, segundo Guedes

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/07/paulo-guedes-compara-funcionario-publico-a-parasita-ao-defender-reforma-administrativa.ghtml?fbclid=IwAR2j9U5-jSyy4mlXp4gLTX-d1V0WqCe1vJd1R0m0S6uS1o30d3V5lzSZxkY

    ResponderExcluir
  2. confesso que fiquei com uma peninha dos parasitas acadêmicos, pela nova proposta ada reforma adm. professor de UF com DOUTORADO vai ganhar uns 7k inicial no máximo kkkkkk

    agora o vitimismo dessa glr é osso, caras tem na prática uns 4 meses de férias no ano, não bate ponto... e por aí vai.

    pelo menos com essa PEC os funças pobretões vão contribuir menos, meu salário mesmo vai aumentar 50 reais. De 11% fui pra 9,16% de contribuição.

    ResponderExcluir
  3. Professor aposenta mais cedo por causa da dupla jornada - pelo menos na iniciativa privada é assim: você é pago só pelas horas que está na sala, dando aula. Nenhuma escola te paga pelo tempo que você precisa gastar em casa, planejando aulas (e não tem como dar aula sem planejar - pelo menos aulas de qualidade). Por este ponto de vista, acho justo que se aposentem mais cedo. Seria injusto se professores tivessem um tempo separado dentro do expediente só para planejar. Ao menos na iniciativa privada sei que não é assim. No serviço público, já não sei.
    Se eles têm um tempo reservado para planejar, e não precisam gastar do tempo de folga, então deveriam se aposentar que nem todo mundo. Se não tem esse tempo, então é justo aposentar mais cedo. Só minha opinião. OBS: não sou professor.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas