segunda-feira, 16 de abril de 2018

Sobre o privilegio de morar perto do trabalho

Imagino que isso seja bem mais difícil de conseguir para quem mora em cidades grandes por conta do alto valor dos imóveis nas áreas onde a maior parte da força laboral está, mas em cidades de médio porte como a minha aluguéis no centro podem ser encontrados a preços aceitáveis o que me garante um micro luxo moderno que é morar perto ao trabalho.

Com uma breve caminhada de 10 minutos já chego ao prédio onde trabalho, parece bobo de minha parte valorizar tanto isso, mas alguém como eu que em certa época da vida precisou fazer um translado de ônibus diário de média de 2h (para ida e volta) sabe o valor de morar próximo ao trabalho.

Quando precisava pegar transporte público para o meu emprego anterior, posso afirmar categoricamente que a viagem casa-emprego me estressava mais do que o trabalho em si. E foi uma das razões para eu ter pedido exoneração mais cedo do que deveria e consequentemente tendo ficado alguns meses desempregado em 2017.

Meu velho arqui inimigo, o transporte público

Além do tempo que perdia, havia também a questão do inferno que é frequentar transporte público no Brasil: Veículos lotados e desconfortáveis. Paradas intermináveis que multiplicam em muito o tamanho de uma viagem... felizmente, como não tinha jeito e eu precisava utilizar ônibus todos os dias, acabei me adaptando a realidade, sempre baixava um filme para assistir, ou caso estivesse estudando, assistia videos relacionados a matéria do concurso.


21 comentários:

  1. quais sites você recomenda pra mandar currículo? funciona ou é so baboseira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, bom, nunca fui muito de trabalhar no setor privado, nas poucas vezes que utilizei a internet para procurar emprego utilizava sites inteiramente gratuitos como o vagas.com e o Sine. Nunca tive muito resultado e as opções costumam ser escassas, mas talvez seja pq eu moro no interior e talvez as opções nos grandes centros sejam melhores. Já vi alguns amigos da blogosfera recomendarem até o Linkedin neste sentido, mas esse é um que absolutamente nunca me deu resultados.

      Abraços!!

      Excluir
  2. Muito bom. Sempre morei perto do trabalho, indo sempre a pé. Hoje moro dentro do trabalho, nem preciso por o pé na rua, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, melhor coisa do mundo, sem stress antes de trabalhar, vc vai trabalhar leve.

      Grande abraço Uorrem.

      Excluir
  3. sonho da poha!

    Mais uma tremenda vantagem das cidadezinhas. Capital é o escambau!
    O que vc poupa com transporte pode gastar levando novinhas pro abate. rsrsrs

    Estava cogitando pegar uma kitnet ou dividir ap com uns manos perto da Federal onde trabalho. Infelizmente ainda sou muito beta e despreparado pra morar sozinho :/
    Felizmente, isso é contornável, só falta vontade mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, rachar apto é complicado, tem que saber o perfil do individuo, senão pdoe ser uma furada que dura enquanto durar o contrato de aluguel.

      Mas é isso aí, cidades de médio porte tem estruturas muito boas, criminalidade baixa, mobilidade urbana sem problemas, e, costumeiramente, custo de vida baixo. Não troco isso aqui por Rj e SP por nada! Mesmo sendo mais fácil ganhar bem nestes centros, o custo de vida acaba não compensando, ainda mais tendo que alugar algo. Algo a vc cogitar Petisco, afinal, seu salário embora nominalmente seja o mesmo na capital, vale rende mais no interior. Isso foi sempre algo em que pensei, determinado func. público federal/ estadual ganha o mesmo valor independente da cidade em que estiver.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Olá,

    É meu sonho de consumo. Tem dias que gasto muito tempo no trânsito.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém merece viver no trânsito amigo, o jeito é tentar aproveitar o tempo de alguma forma, por exemplo, estudando para concursos, rs, grande abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Estou mudando para um cidadezinha em breve. Uma das vantagens é estar a minutos de caminhada de banco, trabalho, mercado, academia. Cidades de pequeno e médio porte são subvalorizadas quando na verdade tem uma série de vantagens!

    ResponderExcluir
  6. Cara, morar perto do trabalho é mesmo um grande privilégio.

    Moro a 8km do trabalho, por aqui é considerado muito perto. Já morei a mais de 30 km, era sofrido demais, principalmente quando ia de ônibus (pior ambiente para se estar, com certeza).

    Tenho vontade de morar numa cidade pequena/média também por conta dessa questão, cidade grande é complicado demais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só como são as coisas CI, onde moro 8km é demais, rsrrs.

      É, pelo que estou vendo nos comentários é uma unanimidade: Morar em cidades de médio porte é muito melhor.

      Grande abraço!

      Excluir
  7. Na cidade onde moro tem cerca de 65 mil habitantes, pequeno médio porte, chego muito rápido onde trabalho, isso realmente é muito bom, pois posso aproveitar melhor meu tempo que geralmente é curto. Muito legal esta leitura, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  8. Moro a 380km do trabalho, isso mesmo. Ainda bem que trabalho por escala, e tenho vários dias de folga.

    Caso eu trabalhasse na minha cidade, seria incrivelmente melhor nessa questão distância.

    Abração Astronauta, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc detém o recorde, mas, graças a Deus que é escala, aí facilita bastante, já tive colegas func. públicos que também faziam este tipo de coisa.

      Grande abraço amigo!

      Excluir
  9. morar a mais de 30 minutos do trabalho é prejuízo de tempo e deve ser evitado.
    Já gastei horas no trânsito, mas hoje gasto 20 minutos no trem (40 minutos diários). Isso significa mais tempo para viver. Além disso, o tempo não volta.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tempo é um recurso valioso, como dizem os americanos: tempo é dinheiro.

      Grande abraço.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas