segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Ficar num emprego ruim é pior do que estar desempregado

Já falei de minha experiência pessoal em um emprego público ruim neste post, pois bem, "empregos ruins", é sobre isso que quero falar hoje. Embora eu não me considere la um especialista no assunto, afinal a maioria dos empregos que se enquadram nessa categoria são encontrados no setor privado, ao passo que eu passei a maior parte de minha vida laboral em empregos públicos.

Mas posso analisar a situação de quem se encontra neste tipo de emprego olhando de fora, de cima - digo de cima não em um sentido arrogante, mas sim pelo fato que eu considero meu emprego atual melhor do que o de 90% das pessoas que eu conheço.

Ressalvo que o título do post é uma afirmativa, não uma pergunta, de modo que você já deve perceber qual a minha opnião sobre o assunto somente com base no referido título.

Eu possuo amigos de 20 e poucos e 30 e poucos anos que trabalham ainda hoje como vendedores em comércio, trabalhando de Segunda a Sábado, mais de 40 horas por semana pra ganhar uma merreca no fim do mês. 

Não vou entrar no mérito de se eles são ou não pessoas felizes, dizem que a felicidade não se compra, pode ser verdade, mas é preciso lembrar que o problema maior desses empregos não é somente o baixo salário, como também o alto desgaste que eles demandam.
"What is it you want, Mary? What do you want? You want the moon?" Desculpem, nenhuma relação com o
post em si, mas não posso escrever "A felicidade não se compra" e não lembrar de que este é o título deste filme no Brasil
Empregos ruins consomem muito de seu tempo e de sua energia, impedindo assim que você se dedique a outras atividades mais produtivas, como, por exemplo, estudar para concursos públicos. 

Ou seja, além desses empregos lhe propiciarem um presente ruim, eles te deixam numa situação que lhe tira as perspectivas de melhora, de modo que você pode acordar um dia daqui a 20 anos e ainda se encontrar mo mesmo emprego fajuto, contando moedas pra pagar o ônibus e se desgastando física e mentalmente. Talvez esperando que algo caía do céu, como ganhar na loteria, mas a mudança amigo, deve partir de você.

Se você se encontra num subemprego atualmente e tem a possibilidade de sair - por exemplo, se mora com os pais - eu recomendo fortemente que o faça, se meu conselho vale de algo. Converse com os seus pais e peça para que eles lhe banquem por pelo menos um ano para que você possa estudar para concursos públicos, não precisa ir direto no filé mignon, foque num cargo que embora não pague grande coisa possa te deixar tranquilo para estudar para concursos melhores. Pelo menos você terá um porto seguro e se tudo der errado, pelo menos você não vai encarnar o Garfield e acordar irritado toda a segunda, além do que sempre terá grana garantida pra gelada de sábado, ou mesmo, a longo prazo, terá juntado dinheiro para investir em algo. 

P.S.: Ainda sobre o tópico empregos ruins, não posso deixar de recomendar o ótimo filme "Office Space" (1999) - conhecido no Brasil pelo título "Como Enlouquecer Seu Chefe" - se você nunca viu, procure conferir, a película possui diversas críticas de qualidade sobre o assunto.

4 comentários:

  1. Muito bom Astronauta!

    Vou botar os filmes em minha lista.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o seu post! Fui demitido no ano passado de um emprego no qual eu já estava louco pra sair e não quis saber de procurar outro. Além das entrevistas serem um saco (e devem estar ainda piores por causa da crise), eu já estava com a ideia fixa de estudar para concurso e nunca mais voltar para a minha área de formação. Por enquanto estou com pouquíssima grana, mas mais feliz e com mais chances de ser aprovado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIN, te entendo, apesar de estar com pouca grana, pelo menos vc tem alguma perspectiva de futuro através de concursos, que é algo que pessoas que estão em um subemprego não tem, abraços!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas