segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Análise de concursos abertos para o RJ




Hoje estrearei uma nova série de posts aqui no blog que espero tornar em uma tradição que farei costumeiramente, irei fazer uma análise de oportunidades de concursos em aberto. Como evidentemente não posso analisar os concursos abertos em todo o território nacional, me limitarei ao meu Estado, o RJ. 

Cada concurso analisado será colocado em uma das seguintes 5 categorias de dificuldade: Muito Fácil, Fácil, Médio, Difícil e Muito Difícil. O nível de dificuldade se refere a conseguir uma vaga no concurso, mais do que meramente passar na nota de corte, porém fora do número de vagas.


Vamos começar:


TRF 2ª REGIÃO - RJ/ ES
Nível de dificuldade: Difícil 


Este é o concurso no qual estou inscrito atualmente - em dois cargos - já falei sobre ele aqui no blog em outras postagens, portanto não me prolongarei muito, trata-se ótima oportunidade para concurseiros mais experientes tentarem iniciar uma carreira federal, salários não inferiores a 7 mil R$, recomendo este aqui apenas a concurseiros mais experientes. De qualquer modo as inscrições já se encerraram.


PREFEITURA DE SILVA JARDIM
Nível de dificuldade: Fácil

Primeiramente uma coisa que me preocupa neste concurso é a organizadora, trata-se de uma empresa de Rio Bonito chamada IBDO. Há pouquíssimos concursos registrados em seu site, todos os homologados foram feitos em 2015 ou em 2016, para prefeituras de cidades pequenas como uma tal Paula Cândido em MG (9.271 habitantes) ou Maria da Fé (14.534 habitantes) também na terra do Pão de queijo. O layout do site curiosamente é muitíssimo similar ao do INCP, banca que faz diversos concursos de prefeituras aqui no RJ.

Outro problema ao se realizar o concurso é que essa banca não disponibilizou a maioria das provas que fez online, somente encontrei uma, para agente administrativo da prefeitura de Maria da Fé, se está prova representa o perfil da banca, então posso afirmar que a IBDO faz questões de nível muito fácil, conforme pude constatar após uma breve leitura da prova.

Confira alguns exemplos de questões:

Questão: Os primos chamados Alfa, Beta e Celta comeram juntos 48 pães de queijo que haviam em um pacote. Mas Alfa entendeu que a divisão dos pães de queijo foi desigual, tendo em vista que Beta comeu 4 pães a mais que ele, e Celta comeu mais pães do que Beta. Porém, sabe-se que as quantidades de pães de queijo que os 3 primos comeram, formavam uma P.A. Assim, quantos pães de queijo Alfa comeu?

A- 12
B- 16
C- 14
D- 8
E- 20

Gabarito: Letra A. 

P.S.: Não posso deixar de observar que eles utilizaram pães de queijo no texto da questão feita para um município em MG, hahahaha, fanfarrões.

Questão: Em certo momento nos EUA, todas as notas de dólares eram retangulares e do mesmo tamanho, tendo 14,5 cm de comprimento e 6cm de largura. Depois com as inovações tecnológicas, deixaram de ser assim. As novas notas de dólares continuarão a ser retangulares, mas passaram a ter tamanhos diferentes, dependendo de seu valor. As de 5 dólares, por exemplo, passará a medir 11,8cm por 5,5cm. Qual será, em çm, a redução no perímetro da cédula de 5 dólares?

A- 8,20
B- 7,25
C- 6,40
D- 4,50
E- 5,35

Gabarito: Letra C

Como podem ver, duas questões de matemática bastante fáceis. O salário do concurso é relativamente alto para uma prefeitura pequena. 

Em condições normais eu classificaria este concurso como muito fácil, porém Silva Jardim fica a menos de 2 horas da região metropolitana do RJ, e qualquer concurseiro que se prese, sabe que quanto mais próximo de grandes centros urbanos um concurso é feito, há maior possibilidade de um quantitativo de candidatos elevado. Some isso a crise pela qual passamos e qualquer salariozinho já atrai.

Destaque para o cargo de fiscal de tributos, que exige nível superior em qualquer área e tem jornada de trabalho de apenas 20 horas semanais.

Recomendo este concurso para concurseiros amadores.


UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Nível de dificuldade: Médio

Cargos de auxiliares administrativos em faculdades federais são sempre uma boa pedida pra quem quer dar o pontapé inicial em um cargo de âmbito federal.

O salário pode não ser espetacular, mas você já terá todas as vantagens que um servidor federal tem direito (vide lei 8.112) e aproveitará para se dedicar a outros concursos melhores. 

A maioria das vagas são para Niterói, ótimo município aqui do RJ, infelizmente o custo de vida la é elevado nos poucos bons bairros (região de Icaraí) e talvez o salário não compense. 


COLÉGIO PEDRO II
Nível de dificuldade: Fácil

Não se engane, o Colégio Pedro II é uma instituição de prestigio aqui do RJ, conheço inclusive um geógrafo que trocou um cargo em uma Universidade Federal do RJ para poder dar aula no Pedro II. Seus concursos para professores costumam ser boas oportunidades para quem tem licenciatura.

Entretanto, coloquei este aqui como sendo de nível fácil porque só há oportunidades nas áreas de dança e de teatro, ou seja, formação muito especifica se traduz em poucos candidatos/ pouca concorrência.


PREFEITURA DE CACHOEIRAS DE MACACU
Nível de dificuldade: Fácil

Ótima oportunidade para concurseiros iniciantes. Afinal são nada menos do que 150 vagas. 

Apesar de Cachoeiras de Macacu ter um centro urbano horrível, é uma das cidades do RJ que possui mais áreas verdes, ou seja, pede aquela cachoeira no fim de semana.

Somente não classifiquei o concurso como sendo muito fácil porque há uma segunda fase que é um teste de aptidão física, o que pode ser um problema se você - assim como eu - é uma pessoa sedentária.


PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO
Nível de dificuldade: Muito fácil

Salários no geral muito ruins, com exceções para cargos de nível superior. Destaque ao médico da família, que ganha mais de 8 mil R$, se bem que médicos não costumam ser concurseiros. Destaco também o cargo de biólogo, afinal o edital somente pede nível superior. Ou seja, se você tem uma licenciatura em biologia, então esta é uma boa oportunidade de fugir da sala de aula.

O problema maior do certame é que ele é apenas para cadastro de reserva, ou seja, você pode acabar gastando dinheiro atoa indo até São José do Vale fazer essa prova e acabar não sendo chamado, por outro lado concursos para CR assustam muitos candidatos, o que pode diminuir o quantitativo de adversários no concurso.


Por enquanto é só, volto em breve para realizar outras análises quando novas oportunidades surgirem.

9 comentários:

  1. Excelente post! Se não estou enganado, esse concurso de UFF precisa de experiência prévia no cargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado MIN, aliás não é a primeira vez que a UFF faz essa palhaçada, no concurso anterior para área administrativa também pedia.

      Excluir
  2. Já fui do trf. A prova não é difícil. Os candidatos que são mal preparados.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me preocupa Scant, com prova fácil muita gente vai ta com a nota la em cima, o que pode atrapalhar.

      Abraços.

      Excluir
  3. É legal fazer teste de aptidão física no caso deste concurso pra cachoeira de macacu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, claro. Desculpe, eu não citei isso no post, mas este concurso de Macacu é somente para guarda municipal.

      Abraços.

      Excluir
  4. Em relação a banca ibdo, como descobriu que é de Rio Bonito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicolas, obrigado pela pergunta.

      Bom, eu não sei onde li tal informação quando escrevi esse post (já faz mais de um mês); mas veja por exemplo o edital que o IBDO fez para o concurso de Cachoeiras de Macacu: http://www.institutoibdo.com.br/arquivos/concursos_1460806132_Iwf6Y8HBkmVM3ubutbHAX0c62euYoD146080587920160416.pdf

      O endereço é informado nos seguintes trechos:

      4.1.5 O candidato deverá encaminhar via SEDEX, durante o período de 25 de Abril à 09 de Junho de 2016, para o INSTITUTO IBDO – CONCURSO PÚBLICO DE CACHOEIRAS DE MACACU/RJ, no endereço: CAIXA POSTAL: 112781, Rio Bonito – RJ, CEP: 28800-000, (...)

      e

      10.6.1. Os candidatos aprovados nas provas objetivas e de redação dos cargos mencionados no item 10.1, e cujos nomes constem em ato próprio de convocação, deverão enviar, no período definido em edital para tal procedimento, seus títulos para o INSTITUTO IBDO – CONCURSO PÚBLICO DE CACHOEIRAS DE MACACU/RJ, no seguinte endereço: CAIXA POSTAL: 112781 –
      Rio Bonito – RJ - CEP: 28800-000, através de Sedex com AR.

      Abraços!

      Excluir
  5. Em relação a banca IBDO, como descobriu que é de RIO BONITO?

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas