sábado, 8 de fevereiro de 2020

Paulo Guedes compara funcionário público a parasita

Bom, quando essa noticia saiu eu não pude dar muita atenção, pois estava trabalhando. Mas hoje resolvi dar uma googleada no assunto, porque não dava para deixar passar em branco aqui em "Carreira de concurseiro".

A primeira coisa que levo em conta ao ler algo assim é ir além das manchetes, ir a fonte da fala sempre que possível, afinal vivemos em uma Era de polarização politica extrema e discursos são mutilados para se ganhar cliques e produzir discussões rasas no Facebook.

Pois bem.

A minha pesquisa nesta manhã de Sábado por palavras chave relacionadas ao tópico resulta nos seguintes destaques:



O site da IstoÉ Dinheiro, publicação especializada em Economia, é direto, diz que "Guedes chama funcionários públicos de 'parasitas'". Já o popular G1 parece surpreendentemente mais cauteloso no teor da chamada: "Paulo Guedes compara funcionário público a 'parasita' ao defender reforma administrativa".

Ao clicar no link da IstoÉ, descobri que a matéria era baseada na do G1, então me direcionei para la.

Na matéria de G1, há um video do Ministro defendendo seu ponto, não resta duvidas, as palavras de Gudes foram exatamente estas.

Entre outras questões, o Sr. Guedes menciona:

"O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático. (...) Nos Estados Unidos ficam quatro, cinco anos sem dar reajuste e quando dá todo mundo fica 'oh, muito obrigado'. Aqui o cara é obrigado a dar [reajuste] porque está carimbado e ainda leva xingamento, ovo, não pode andar de avião".

Num primeiro momento, fiquei bem irritado ao ler que Guedes havia feito um generalização extremamente burra ao chamar todo e qualquer servidor de parasita.

Vai me procurar a noite, exausto, pós trabalho pra ver se você ta lidando com parasita, filho da puta. 

Queridos, NÃO dá para comparar a média salarial do servidor público com cargos análogos na iniciativa privada. Os servidores públicos passaram por uma peneira seletiva e se mostram, de modo geral, profissionais do mais alto nível, sendo bastante lógico que ganhem um bom salário pelo que entregam a sociedade. Então NÃO são profissionais medíocres, sendo assim não é lógico compará-los com a média de outro setor!

Os arquétipos servidores parasitas existem? Evidentemente que sim, mas não são a regra. O problema maior costuma ser encontrado em servidores comissionados, agentes politicos e servidores não concursados dinossauros do pré 88, nestes nichos sim, o arquétipo de parasita é a regra e o bom profissionalismo exceção. 

Pergunta, se estão realmente preocupados com qualidade e responsabilidade fiscal na folha de pagamentos do servidor público, por que demônios os oportunistas como Rodrigo Maia e Paulo Guedes NÃO delegam o cerne do problema dos cabides comissionados?????

Por que, também, não propõem algo a nível federal para inibir que vereadores analfabetos funcionais ganhem salários de marajá em pequenos municípios deficitários, porque o único limite salarial imposto na CF atualmente é baseado em uma alta porcentagem dos salários de deps. estaduais das respectivas assembleias - vide CF, o referido limite varia de acordo com a população do município. 

Mas cabe ressaltar que o Sr. Guedes foi ponderado, e ao divulgar a nota mencionada no video, reconheceu a boa qualidade profissional dos quadros públicos. 

Quem quer que seja contra qualidade de profissionais no setor público, não é um liberal, um liberal quer que a máquina funcione com eficiência, portanto contrata de forma técnica - via concurso público - e procura preservar bons profissionais no quadro. Raivinha contra todo e qualquer servidor público é coisa de anarquista. 

Lembrando que o Sr. Guedes não me parece exatamente um liberal ao propor os tais impostos do pecado, nem vou entrar no mérito aqui se concordo ou não.

Enfim, por enquanto é isso. 

7 comentários:

  1. Existe uma massa de funcionarios publicos que ganham normal.
    Agora vc acha normal um desembargador do TJ SP ganhar 120k líquido todo mês? Não né?
    Existem supersalários, superpensões e superprivilégios no funcionalismo público que devem sim ser combatidos, pois são ridículos, e se vc não enxerga isso ou acha isso normal vc tb é parte do problema. O corporativismo do funcionalismo público não pode vencer a lógica. Ganhar bem, ok. Ter salários acima de 40k? Não. Aposentadoria pra viúva e filhos? Não. Tem licença prêmio, jetons, férias de 70 dias por ano + feriados e recessos? Não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FS, o CC não disse que concorda com os super salários. Ele disse que funcionários públicos capacitados, e que passaram em um processo seletivo dificílimo, mostrando que sua qualidade para o cargo é excepcional, merecem sim um excelente salário. Se é acima da iniciativa privada, é porque não só a natureza do cargo é diferente, mas também o processo de filtragem para acesso ao mesmo é completamente absurdo.

      Querer que um funcionário público, que passou num concurso dificílimo, ganhe proporcional à iniciativa privada, é no mínimo uma tremenda injustiça.

      O argumento de que prova de concurso não seleciona os mais qualificados não pode ser usado aqui. Pois hoje é sabido que para ter os melhores cargos, com salários muito bons, as provas não são simples testes de decorar. Além de muita jurisprudência na parte teórica, hoje também é exigido dos concurseiros que tenham aptidão física à nível de SUPER MAN, vide concurso para Policial Federal, aptidão em provas orais dificílimas, e ainda comprovação de títulos, ou mesmo EXPERIÊNCIA em outros órgãos. Pois é, hoje já estão considerando a EXPERIÊNCIA em vários concursos! Provas simples e fáceis não existem mais. As menos difíceis, e que não exigem tantos outros requisitos, são para cargos que têm salário no máximo igual ao equivalente na iniciativa privada.

      Só reforçando que não sou a favor de SUPER salários. As outras coisas que você citou, como férias de 70 reais, licença prêmio aposentadoria para viúvas e filhos, tudo isso são coisas que já não existem mais para os novos desde a reforma de 2003. Algum cargo que tenha algo parecido, certamente é a exceção da exceção, e deve ser combatido

      Só não podemos colocar todos no mesmo saco, e dizer que por ser funcionário público, automaticamente goza de "privilégios".

      De qualquer forma, a discussão é sempre válida. Forte abraço e fica com Deus

      Excluir
    2. FS, já deleguei a questão dos super salários aqui em outros posts, como recentemente em que critiquei um procurador de MG, que reclamou da renda de 60k mensais proporcionada pelos cofres públicos.
      Https://carreiradeconcurseiro.blogspot.com/2019/09/procurador-de-mg-chama-salario-de-24k.html

      Pessoalmente, não tenho nada contra o cara ser ganancioso e querer ganhar mais, mas que não exija que o Estado paga uma conta tão descabida, o problema é que o Sr. Guedes não atacou exatamente os super salários, ele generalizou a questão ao comparar que td servidor público é parasita, acho até que a mídia aumentou muito a fala do ministro, mas aí já é outra questão, e não dá pra negar que Guedes realmente usou a metáfora em tela.

      Vc citou outros privilégios que devem ser combatidos e com os quais eu não concordo.

      O pensamento do DP está bastante em sintonia com o meu. Reconhecemos que existem privilégios descabidos que devem sim ser combatidos.

      Ademais, vc pode até pagar um salário médio de iniciativa privada a um servidor público, mas aí não pode esperar mais do que um servidor médio. O que prejudica a eficiência da máquina pública.

      Grande abraço a tds.

      Excluir
  2. O sujeito faz uma boa prova na vida e vira um estorvo pra vida toda, isso quando não passa alguma vantagem para os herdeiros. Nunca um aspone deveria ganhar várias vezes mais que alguém que não ferra com as contas públicas. É um gênio? Faça algo de útil na vida que será muito bem recompensado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prova de concurso é um indicio que o profissional que nela passar possui altíssimo nível para o cargo almejado e portanto faz perfeito sentido que ganhe mais que um profissional mediocre em cargo análogo na iniciativa privada.

      Existem sim servidores que são meros passivos financeiros, como aqueles aos quais vc se refere (e acredite, os servidores bons que são a maioria são os mais indignados, pois convivem com tais parasitas diariamente). Mas não foi este o "problema" delegado por Guedes que na verdade direcionou sua critica de forma generalizada a tds os servidores.

      Evidentemente que ninguém que defenda salários dignos a servidores o faz pensando nestes estorvos aos quais vc se referiu.

      Excluir
  3. É evidente que funcionários públicos em grande parte parasitas.

    Como um funcionário público ganha 3 ou 4 vezes mais que um funcionário da inciativa privada com o mesmo cargo? Isso surreal e pior ainda que é dinheiro público.

    E a ainda tem licença premium, férias, a pessoa se for um mal funcionário não pode ser demitido apenas realocado (ao não ser que faça uma merda muito grande o que é improvável). Ainda tem a questão de SD e MT, em que se trabalha apenas meio período por toda semana ou se trabalha dois ou três dias da semana o dia todo mas maioria não cumpre horário, é uma zona o serviço público.

    É uma farra desnecessária com dinheiro público, o problema que muitos brasileiros estão irritados com essa declaração é que a maioria deles vêem o concurso público como único meio de mudança de vida e por isso criticam essa declaração de Paulo Guedes, ou seja estão pensando em benefício próprio não tem nada a ver com o que é mentira ou o que é verdade, na verdade não há diferença dessas pessoas para os políticos cada apenas age de acordo com seus interesses.

    Por isso digo que os políticos refletem o seu próprio povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diria Jack, vamos por partes.

      Mais uma vez, vou repetir meu argumento anterior: não faz sentido comparar o salário dos servidor público com o salário médio da iniciativa privada, isso pq o servidor público não é um servidor de qualidade média, faria mais sentido, portanto, comparar com a nata do serviço privado.

      Essas questões do seu terceiro parágrafo são outros tópicos. Maior rigidez no setor público existe e os bons funcionários são os mais interessados que tal rigidez haja, afinal, são os que mais sofrem com os parasitas, tendo que levar o trabalho dos mesmos nas costas. Mas como resolver? Não me parece tão simples cortar a estabilidade num ambiente onde a politicagem pode afetar a questão técnica, deixando bons profissionais a mercê da maré politica. O setor público não é o setor privado, as dinâmicas são diferentes.

      Por fim, o seu penúltimo parágrafo é sim uma critica pertinente, muitos concurseiros e concursados só querem saber do próprio umbigo e são completamente despreocupados com a responsabilidade fiscal.

      Não sei se conhece o blog, mas eu mesmo sou liberal e somente voto no partido Novo. Mas sei separar joio do trigo e distinguir politicos pilantras como Maia tentando passar questões de interesse próprio trajadas de liberais.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas