domingo, 23 de fevereiro de 2020

Dica de concurso: Prefeitura de Itaguaí

Estava eu peneirando editais de concursos aqui pelo meu maravilhoso estado fluminense, vendo se eu poderia me mudar pra outra cidade e ganhar uma graninha que me seja vantajosa, quando me deparei com algo que me chamou a atenção.

A dica do título é para um cargo especifico, o qual infelizmente eu não posso fazer.

Trata-se do cargo de Advogado, que, segundo o edital do concurso é remunerado com o salário de R$ 16.171,50 - Dezesseis mil, cento e setenta e um reais e incríveis cinquenta centavos!!!

Infelizmente eu não sou formado em direito, mas está é uma renda formidável, é muito dificil encontrar salários inicias deste porte em municípios pequenos como Itaguaí.

Aliás, onde será Itaguaí? Eu não saberia apontar Itaguaí num mapa até dois minutos atrás - antes de eu pesquisar no Google maps.
- Astronauta, eu sou formado em direito, mas será que Itaguaí é um bom lugar pra morar?
- Meu amigo, com 16 mil reais e cinquenta centavos você pode morar bem até em Marte.
Mas vejamos, a Wikipedia é mais nerd que eu - mero leigo em matéria de Itaguaí - sobre o assunto em tela. La você descobrirá por exemplo que, segundo o ultimo censo, Itaguinha tem 133 019 habitantes.

Aproveitei também e olhei as maiores economias do Estado - estou com preguiça de pesquisar qual o orçamento da prefeitura de Itaguaí, mas olhando o PIB municipal, dá pra ter uma ideia. Descobri que Itaguaí possui o 15º maior PIB dentre os municípios fluminenses. 

Bom, talvez isso explique em partes como eles podem ser tão generosos com o Advogado local.


Imagina a hipotética cena, os legisladores itaguenses no plenário aprovando a lei de cargos do municípios: 

- Vejamos, 1.849,86 pro professor ensinar matemática aos filhos de Itaguaí; 3.782,00 pro Engenheiro  fiscalizar obras, supervisionar segurança e aspectos ambientais da obra e... pro Advogado, ora o que faríamos sem o Advogado? Itaguaí não ficaria um dia de pé sem o trabalho de ouro do Advogado, que seu salário seja de 16 mil reais e cinquenta centavos!






A única certeza que temos é que Itaguaí vai ter um advogado bom pra kct!





2 comentários:

  1. Concurso de prefeitura, procurando, se acham boas oportunidades. Tem a vantagem da concorrência mais baixa, porém, por serem cidades menores, o quadro de servidores é pequeno, se não ficar entre os primeiros, já era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, meu amigo, mas aqui cabe ressaltar que, segundo o Google Maps, Itaguai fica a apenas 1h11m de carro da capital fluminense, o que tende a ser um fator que eleva muito o número de candidatos.

      Outro adendo importante, neste de Advogado especialmente a rotatividade deverás er muito baixa, o primeiro lugar terá dificuldades de ir para um cargo melhor remunerado. Resumo da ópera: Concorrência pesada, poucas vagas e rotatividade baixa. A coisa vai ser pegada pra este cargo.


      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas