terça-feira, 7 de março de 2017

Anulações na prova da Consulplan para o TRF?

Eu provavelmente não deveria estar aqui batendo nessa tecla sobre o concurso do TRF, no qual sinceramente eu não me saí satisfatoriamente bem, ou seja, com condições de brigar por uma vaga.

Mas o assunto simplesmente saltou aos meus olhos ao longo do dia enquanto eu navegava no facebook, então não há como correr, preciso usar este espaço para falar mais um pouco sobre o recém concurso efetuado pela consulplan para o TRF - RJ/ES.

Afinal, a Consulplan deu um passo maior que a perna ao realizar o concurso do TRF?

Tá certo que não é a primeira vez que a Consulplan faz um concurso grande como esse do TRF, mas é uma das poucas vezes. De modo que já pipocam na internet diversos protestos sobre várias questões da prova, que teriam sido cobradas com base em conteúdo não previsto no edital.

Não obstante, segundo a Folha Dirigida, nada mais do que 10 questões da parte específica da prova - composta por 30 no total - são passíveis de anulação. As justificativas para as anulações parecem plausíveis, ou seja, talvez realmente essas 10 questões devessem ser anuladas. O problema é que a prova teve apenas 40 questões, desse modo 10 questões eliminadas representariam uma porcentagem muito alta em um universo de 40 perguntas - nada menos que 25% da prova -, o que caso acontecesse transformaria a Consulplan menos em uma banca de concurso e mais em uma fabricante de bilhetes de loteria.

Não é preciso acrescentar que se realmente esse alto número de questões forem anuladas, seria um total desastre para a consulplan, banca que ainda está tentando ganhar seu espaço em meio a gigantes tradicionais dos concursos como FCC e FGV, seria realmente um perda de credibilidade muito grande. 

"Ora, mas é óbvio que isso é um exagero", você poderá dizer, "a consulplan nunca se prestaria a tal papel", pois aí que você pode se enganar, acontece que caso a consulplan elimine um grande número de questões deste concurso do TRF, não seria a primeira vez que a referida banca teria feito algo similar.

De modo que em 2014, na prova para o Hospital Municipal Odilon Behrens (clique aqui para ver prova e gabarito no site qconcursos), para o cargo de Farmacêutico analista clínico (bioquímico), em uma prova de 50 questões, nada menos que 13 foram anuladas!! (Sim precisei utilizar nada menos que dois pontos de exclamação para enfatizar minha indignação).

Veja com seus próprios olhos:


O # representa as questões anuladas.

É isso, consulplan sendo consulplan, deixando concurseiros que estudaram anos para essa prova enfurecidos e candidatos de nível fraco com esperanças graças a total incompetência da banca.

8 comentários:

  1. Eu vejo isso como bom. Só mostra o quanto esse mercado é um lixo, bagunçado, desorganizado igual a qualquer outro.E que seus organizadores são tão incompetentes quanto os contratados por esse tipo de seleção.

    1/4 da prova anulada? Boa sorte!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem Pobre, isso é Brasil! Nada funciona bem.

      hahaha, vamos ver, 1/4 é uma possibilidade.

      Obrigado! abraços.

      Excluir
  2. Mas que papelão o da Consulplan! A idoneidade vai por água abaixo assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas isso é apenas uma expectativa, aind anão há nada certo, vamos ver quantas questões a consulplan vai realmente anular.

      Abraços!

      Excluir
  3. Considero a mesma coisa, fiz tres provas deste concurso. a que menos estudei me dei melhor...Concurso da Consulplan parece bingo, a gente compra a cartela (cartao resposta) preenche e espera o sorteio dos numeros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bingo puro Sunda, coloca quem não sabe em igualdade de condições com quem domina a matéria, só não fiquei mais puto com esse concurso pq não estudei muito mesmo...

      Três provas? Usou isenção, suponho, (rs).

      Abraços!

      Excluir
  4. a sorte favorece os preparados. em todo concurso sempre tem reclamações e normalmente de quem não passou.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Scant, eu mesmo tenho que fazer um mea-culpa e reconhecer que não estudei o novo código de processo civil, que foi, para meu total azar, justamente a matéria que mais caiu.

      Abraços.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas