domingo, 19 de março de 2017

Análise de concursos abertos para o RJ - Vol. 3 (20/03 a 24/03 de 2017)

O Estado do RJ claro continua em grave crise, nessa péssima fase pra quem mora no RJ, as atenções devem acabar sendo voltadas mesmo para concursos municipais ou os raros federais que surgem. 

Bom, existem apenas 92 municípios no RJ, a maioria dominada por agentes politicos que não tem la muito interesse em abrir concurso, pois teriam assim que diminuir o número de cabides de emprego disponíveis, o que torna a situação para os concurseiros do Estado ainda mais drástica, eu sou um concurseiro em inicio de carreira, mas pelo menos já tenho um cargo público municipal, minha pena é dos concurseiros que sequer chegaram a isso e moram no RJ, ahh se eu tivesse 18 e a cabeça que eu tenho hoje la pelos idos do final dos anos 2000, possivelmente agora eu já seria um servidor federal efetivo...

Lembrando que cada concurso analisado será colocado em uma das seguintes 5 categorias de dificuldade: Muito Fácil, Fácil, Médio, Difícil e Muito Difícil. O nível de dificuldade se refere a conseguir uma vaga no concurso, mais do que meramente passar na nota de corte, porém fora do número de vagas.


Editais abertos

Nível de dificuldade: Muito Fácil

Processo Seletivo para Estagiários de Direito, requer candidatos que sejam estudantes a partir do 7º período do curso.

Não sou estudante de direito, então este aqui não me interessa, mas há uma curiosidade sobre esse tipo de processo seletivo para alunos de direito que eu gostaria de comentar.

Veja bem, os vencimentos para este estágio não passam dos 1000 reais mensais - não estou desdenhando, nunca conseguiria algo assim como estudante de História, faculdade em que sou formado -, entretanto, este processo seletivo está longe de ser comparável a um concurso para cargo efetivo na PGE. Repito, não estou desdenhando, é uma oportunidade muito boa para estudantes universitários.

OK, parece algo óbvio de se dizer, o interessante sobre tais estágios - que sem dúvidas enriquecem muito o currículo de quem os fizer - é que todo mundo que os faz se apresenta como sendo funcionário da PGE, faça um teste, visite o facebook de alunos de Direito que você conhece, todos escreveram uma meia verdade, "trabalha na empresa Procuradoria Geral do Estado", não, ninguém acrescentará a informação que é apenas um estagiário, uma verdadeira síndrome de Bel Pesce.

Outro dia mesmo, saí para jogar sinuca com amigos Sábado a noite num barzinho aqui da cidade, um lugar movimentado - e um tanto caro se você me perguntar - vi duas moças que não conhecia e fui trocar uma ideia com elas, embora eu seja bastante feio sempre fui meio kamikaze enquanto meus amigos ficam só olhando e não tem coragem de ir - ah, mas se eu tomar toco eles não abrem mão de me zoar -, pois bem, conversa vai, conversa vem e descobri que ambas eram estudantes de direito, duas patricinhas evidentes, uma delas se apresentou como funcionária da PGE, eis que imediatamente perguntei: "estagiaria?", ao passo que ela afirmou positivamente com a cabeça, um tanto sem graça, agora, porque demônios uma patricinha gostosa iria querer impressionar um mané como eu, aí eu não faço nem ideia...
Foto meramente ilustrativa, este não
sou eu e este não é o bar que eu estava
Mas, REPITO, não me levem a mal, esse estágio continua sendo uma boa oportunidade, afinal é relativamente bem menos concorrido que muitos dos concursos sobre os quais falo aqui, na verdade, somando benefícios, o rendimento mensal é maior do que a maioria dos concursos municipais que analisei aqui em "Carreira de concurseiro", sem falar que requer apenas 4 horas diárias de estágio.

Justificativa da classificação: Classifiquei este aqui como muito fácil porque a maioria dos editais que anteriores para o mesmo estágio indicavam poucos candidatos e notas relativamente baixas nas primeiras posições. Gostaria também de ter analisado questões de provas anteriores para o mesmo cargo, porém não as encontrei.


Conselho Regional de Serviço Social da 7ª Região (Processo seletivo)

Nível de dificuldade: Médio

Não há muito o que se comentar sobre este aqui, outro processo seletivo, cargo de nível médio com remuneração de R$ 2.075,33, em regime de 30h semanais, e a contratação, que é por tempo determinado e em regime CLT, tem o objetivo de prover suporte administrativo.

Na crise, o salário é bom e a jornada é relativamente curta, ainda é melhor que 90% dos empregos de nível médio na iniciativa privada, isso eu garanto.


Possível abertura de concurso essa semana (20/03 a 24/03 de 2017)

Câmara municipal de Nova Friburgo
Nível de dificuldade: Médio

Outro concurso municipal com salários bastante modestos. Sinceramente eu não sei como é o custo de vida em Friburgo, deste modo não sem se os salários compensam pra quem vir de fora da cidade.

Os pontos negativos que eu destaco são dois: primeiramente o número de vagas limitados a um ou dois na maioria dos cargos, o que pode ser bastante frustrante, afinal você pode ir muito bem na prova e ainda assim ficar de fora; o segundo ponto negativo diz respeito a banca, a famigerada Consulplan, sim, ela mesma, que conseguiu a proeza de promover uma prova ridícula no concurso do TRF - RJ/ ES, ou seja, cerveja, ainda que este concurso me interessasse, o fato da banca ser a consulplan seria motivo suficiente para eu não o fazê-lo.


___________________________________________________________________________________

Sobre a série Análise de concursos abertos para o RJ

Bom, o "Carreira de Concurseiro" ainda está em seus primeiros meses de vida, sendo assim eu ainda estou experimentando coisas que dão ou não certo. A série Análise de concursos abertos para o RJ sem dúvida tem se mostrado produtiva e é algo que eu não tenho dificuldades de discorrer sobre, pois enquanto pesquiso para escrever estes posts ajudo a mim mesmo, afinal pode pintar um concurso que me interessa.

Tendo dito isso, vou a partir de agora tentar experimentar a série em outro formato, de modo que está será possivelmente a ultima vez que coloco concursos diferentes em um mesmo post, a partir de agora os posts serão individualizados para cada certame aberto. 

Também agora vejo que infelizmente não é possível - e sequer é interessante para mim e para os leitores - discorrer sobre absolutamente todos os certames abertos para o RJ, ainda que sejam poucos por conta da crise. Sendo assim, procurarei me limitar as oportunidades mais interessantes que surgirem.


15 comentários:

  1. Estágio de 1k aqui no Nordeste​ é coisa de rei!
    Boas análises. Mas o phoda vai ser o tempo pra pegar e dissecar as minúcias de cada certame individualmente.

    Astronauta, já cogitou fazer concurso em outros estados? Ou não dá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Petisco!

      Pô mestre, interesse de ir a outros estados eu até tenho, o grande problema é os gastos que eu teria com transporte só para ir la fazer as provas, eu mal tenho dinheiro pra fazer concursos que me interessam próximo a minha cidade...

      Claro que fazer concursos em determinadas áreas menos concorridas é sempre uma estratégia interessante; cargos federais por exemplo, vc procura fazer para locais menos disputados e depois do estágio probatório pede transferência de volta a sua cidade natal.

      Abraços.

      Excluir
  2. Então quer dizer que os políticos colocam seus peixadas nos cargos por indicação, no lugar de concurso públlico? Eu sempre soube que isso existia, mas até mesmo para nível médio/fundamental acaba prejudicando certas pessoas.

    Se você tivesse 18 vejo que disse que começaria mais cedo a carreira de concurseiro. Aqui abriu um para MP, nível médio. Acha que esses concursos de ministério público são mais concorridos? O nível de dificuldade exige anos de estudo ou uma pessoa um pouco acima da média consegue dar conta? Sei que isso eu só saberia na prática porém, convivo com concurseiros na biblioteca do governo aqui onde venho almoçar todo dia, e tem caras que estão papirando desde 2008. Um inclusive, disse que começou a faculdade de direito em 2008 então creio que já é formado e está buscando um concurso de nível superior, mas mesmo assim são noves anos na estrada... Meu curso de medicina dura seis anos, e já estarei clinicando em PSF, a fim de fazer uma comparação. Mesmo assim fico com uma pulga atrás da orelha, e queria chutar o balde agora, pra pegar um desses certames nível muito fácil. Ficar sem dinheiro é foda.

    Então você é licenciado em história? Por nada não, mas gosto de ler relatos de professores falando da área na prática.

    Síndrome de Bel Pesce é a cara do brasileiro. Não sei se foi você quem cunhou o termo, mas foi muito bem colocado. Acho que vou usar por aí, me permita.

    Por falar em Nova Friburgo, talvez não seja aí a Marinha, mas o nome é parecido. Andei pensando seriamente em fazer o certame da marinha, onde você cursa novamente o ensino médio e ganha um soldo de 900 reais. É regime de internato, e provavelmente eu teria de me deslocar para o RJ, onde faz essa escola de aprendizes marinheiros. Mesmo assim, empaquei no mesmo rolo de não ter dinheiro.

    Outro que mirei foi o do Soldado Corpo de Bombeiros, soldo 2 mil reais. Também não tive dinheiro, porém acho que seria excluído de todo jeito no TAF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Futuro Alfa, muito obrigado pela presença aqui e por enriquecer o debate. Blz, permita-me responder suas colocações.

      Sim, infelizmente isso existe muito, principalmente em cidades pequenas do interior, políticos tendem a odiar concursados pois estes tendem a ocupar cargos nos quais poderiam alocar seus apadrinhados.

      Quando eu tinha 18 eu desdenhava dos concursos de nível médio, achava que era só terminar a facul e fazer um de nível superior de qualidade, o problema é que os de nível superior específicos pra história ou mesmo liberados para qualquer nível superior são bem raros. Se vc estivesse fazendo qlr outra faculdade que não medicina te recomendaria fortemente a tentar esse mp, afinal vc é um cara inteligente e já seria interessante ir pegando a manha, mesmo se não conseguir classificar, o porém é que vc faz medicina, de longe a melhor faculdade que alguém pode fazer no Br, desse modo não sei seria interessante perder o foco da medicina e estudar algo completamente diferente que é a parte especifica do mp.

      Sim, sou licenciado em História, mas nunca exerci a profissão, porém já trabalhei em escola, como inspetor, relatei isso no seguinte post: https://carreiradeconcurseiro.blogspot.com.br/2017/02/no-setor-publico-tambem-existem.html

      Mas rapaz, agora que vc disse, não me lembro se li essa expressão em outro lugar. Se fui eu que inventei - acho até que não - por favor, use o quanto quiser.

      Carreira na marinha é uma boa pedida, Friburgo é uma cidade de médio porte que fica na região serrana a umas duas horas da capital do estado, não é la a marinha, creio que vc esteja confundindo.

      O que pega mesmo no concurso de bombeiros é o TAF, rs, eu mesmo que sou sedentário teria que fazer muito treino pra conseguir passar. Não sei aí, mas aqui no RJ a PM tem um TAF mais tranquilo que os bombeiros, porém ganha mal pacas e corre sérios riscos de vida.

      Abração!

      Excluir
  3. Olá, Astronauta!

    Legal essa série, uma pena que com a crise os concursos tenham minguado, mas esse processo do Conselho Regional é interessante.

    Assim como o comentário acima, achei curioso o termo "síndrome de Bel Pesce". Já tinha visto mas em outro contexto (um cara criticando o Gustavo Cerbasi por ter virado showman falou que ele tinha essa síndrome). Daí eu pergunto: "Bel who?"

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque. Pois é, da um desanimo... o RJ além de não estar abrindo concursos sequer está chamando os aprovados de concursos já encerrados, o pessoal que passou no ultimo da PM já ta indo pra dos anos de espera.

      Ah sim, taí então, joguei entre aspas no google e ele retornou 7 páginas com a expressão: https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=%22s%C3%ADndrome+de+Bel+Pesce%22&*

      Abraços!

      Excluir
  4. Cara é pedir pra ser zoado participar dessa seleção Conselho Regional de Serviço Social da 7ª Região. É a mesma coisa que pagar por uma rifa. Se foi com sua cara beleza, se não foi se f@#$.

    Ainda pagar R$ 20 para poder participar por uma vaga?!

    Continue nesse mesmo formato mesmo, é até bom para SEO.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobre! KK, verdade, infelizmente essa cultura de contratação predomina no Brasil, de modo que ir com a cara da pessoa parece valer mais do que competência do profissional; aí depois me perguntam pq virei concurseiro, ora muitíssimo raramente teria boas oportunidades no setor privado, embora eu tenha um currículo razoável.

      Po veio, não entendo nada de SEO, tenho que estudar, vlw pela dica!

      Abração!

      Excluir
  5. Ótimo post!

    "ahh se eu tivesse 18 e a cabeça que eu tenho hoje la pelos idos do final dos anos 2000, possivelmente agora eu já seria um servidor federal efetivo..."

    Penso a mesma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala MIN!

      Pois é, pelo menos agora colocamos a cabeça no lugar, antes tarde do que nunca. Se eu tiver um filho incentivarei muito ele a buscar o que houver de melhor para ganhar dinheiro, nos dias de hoje é fazer concurso ou ser médico, sabe-se la o que será quando meu filho tiver 18, só não sei se adiantaria, adolescente é sempre cabeça dura, rs.

      Abraços!

      Excluir
    2. Acho que tudo vem pelo exemplo...

      Na minha família de 1º grau eu não tenho nenhum exemplo de concursado... fui vendo isso através de amigos e parentes de 2 ou 3º grau.

      As coisas nem sempre são como queremos... mas o momento de reação é HOJE e AGORA.

      Abraço

      Excluir
    3. Pois é PD7, não adianta ficar se lamentando pelo passado que não podemos alterar, a hora da ação é agora!

      No que diz respeito a concursos, creio que só depende de nos, afinal material pra estudo é o que não falta na internet.

      Abraços!

      Excluir
  6. opa, CdC!

    Um amigo indicou seu blog... muito bacana.
    Vc já passou no cargo que almeja? Costuma postar acompanhamento de horas/planilhas semanais/mensais?

    Tb estou entrando no mundo dos concursos.

    Abraço!
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PD7! Prazer em recebê-lo, companheiro.

      Então, ainda não passei no cargo que almejo, na verdade sou novato nesse mundo de concursos, comecei a estudar mais seriamente ano passado, antes disso fiz alguns concursos e inclusive fui aprovado, mas eram certames fáceis com salários baixos.

      Agora eu quero ir pra elite, cargos de 8k pra cima... se por um lado eu sou uma pessoa que gosta de ler e tem facilidade para entender a matéria, além de ser autodidata, por outro lado eu tenho um inimigo cruel que é minha forte preguiça aliada a falta de foco. Mas continuo na luta. Não, não costumo postar planilhas de acompanhamento.

      Seja muito bem vindo ao mundo dos concursos!

      Abração!

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas