domingo, 20 de dezembro de 2020

Provas de concursos para PM são fáceis?

 Olha, se tem um concurso que te um nível de dificuldade atípico para o salário auferido, esse é o de soldado da PM, de modo que ele possui nível de dificuldade muito inferior a outros cargos de salário análogo, além de um número muito elevado de vagas, o que claro diminui a relação candidatos/ vagas.

Claro que é preciso aptidão para seguir tal carreira, o que até reforça meu argumento, de modo que muitos concurseiros de ótimo nível simplesmente não tem interesse na carreira policial.

 Claro também que o salário de soldado da PM varia entre UFs, dessa forma o nível de concorrência atraída varia muito também, dificultando ou facilitando o nível da prova, assim talvez nem todos os estados da federação estejam em sintonia quanto ao nível de dificuldade.

Aqui no RJ o soldo não é muito bom e a prova é fácil.

Vejamos algumas questões da prova de 2010 para soldado PM RJ (vamos dar um desconto porque entre 2010 e 2020 o nível de dificuldades de concursos aumentou muito, mas essa é a prova mais recente para soldado PM RJ, então é a que vou usar de exemplo).

A prova completa está disponível no qconcursos, só vou apresentar umas poucas questões aqui:



Texto I
Os cem dias de Paes
As operações de choque de ordem pública marcaram os cem dias da administração de Eduardo Paes.
O Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) realizou uma pesquisa sobre o assunto, publicada no Globo de 05 de abril de 2009, ouvindo 850 moradores do Rio, distribuídos proporcionalmente pelos critérios de sexo, idade e região.
As entrevistas foram feitas por telefone, entre os dias 30 de março e 02 de abril, resultando no gráfico a seguir: 

Aprova ou desaprova as operações?


O número de entrevistados que aprovam totalmente as operações é
Começamos com uma questão fácil que se aparecesse num concurso concorrido irritaria qualquer candidato minimamente sério devido ao nível de dificuldade.

O texto informa que a amostra foi de 850 moradores, segundo o gráfico de setores apresentado, 40% aprovam totalmente as operações, o que dá 340 pessoas, resposta "D".

Há outras questões de matemática muito fáceis na prova, recomendo que olhe o link ao qconcursos, vejamos agora uma de português:

Diz-se que a intertextualidade ocorre quando um texto evoca ou cita outro já consagrado. Marque a opção em que existe esse procedimento textual.
  • Há um texto associado a questão que eu sequer coloquei aqui, ele não é necessário à resolução da pergunta, a resposta, claro, letra B. O que me deixou perplexo foi olhar as estatísticas apresentadas pelo excelente qconcursos e descobrir que quase 68% dos que responderam a questão no site erraram.
  • Pra não dizer que usei somente o RJ como exemplo, veja essa reportagem de um site do Mato Grosso do Sul, entrevistando candidatos que realizaram a prova da PM do estado em 2018, uma das entrevistadas se referiu ao conteúdo da prova como "mamão com açúcar". 
  • Bom é isso, ouvi dizer também que a prova para policia civil em muitos estados também é bastante tranquila, um dos exemplos que me foi dado foi a da PC-MG, creio que realizada por volta de 2013, mas não pesquisei mais a fundo então estaria sendo leviano aqui em afirmar qualquer coisa.
  • Fica aí a dica então, claro que tanto PM quanto PC é algo indicado para candidatos que tenham muita aptidão e desejo de trabalhar na área, precisamos de bons policiais neste país.

6 comentários:

  1. Olá astronauta! Quanto tempo!Estou na iniciativa privada. Surgiu um trampo na área de extra natal e até dia 4 de janeiro estarei ocupado fazendo alguém ficar cada dia mais rico.Brincadeiras esquerdistas à parte... Estou me preparando para o IBGE do ano que vem e tenho estudado matemática nível fundamental/médio. A meta é ter conhecimento suficiente para encarar algebra!
    Por falar em concurso da PM, sim, sem sombra de dúvidas é um dos concursos mais fáceis que se pode imaginar.
    Por curiosidade, ontem peguei um uber por volta das meia noite e o motorista era justamente um concurseiro que tinha interesse nessa área de segurança pública. Ele tinha planos de fazer concurso da PMRJ,PCRJ e GCM. Um dos objetivos dele era passar e conseguir uma estabilidade e também dar carteirada por aí, é mole? KKKKKK
     Acredito que seja fácil no país inteiro, a diferença é que em certas regiões a concorrência é mais preparada. Como na PMDF onde o salário é por volta de uns 7k, eu acho...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala GPF, bom receber feedback seu após tanto tempo.

      Estou esperando muitos concursos ano que vem, no pós pandemia, tendo em vista que este anos td ficou parado.

      kkk, esssa cultura de carteirada acaba com o país.

      Sim, são fáceis, é acho até que o da PF, que ta pra sair edital, é um dos mais fáceis dentre os concursos mais visados, se é que isso que escrevi faz algum sentido, rs.

      Grande abraço, um feliz natal e muita saúde paz a vc e sua familia.

      Excluir
  2. Acho que concursos policiais são fáceis porque eles realmente precisam de muita mão de obra. O que deve eliminar mesmo é a prova física, mas não sei nunca pensei em ser policial. É uma carreira perigosa por si só, e infelizmentefica pior ainda por não ser valorizada pela população e nem pelo poder público, que não tem piedade na hora de massacrar injustamente um policial por pressão da nossa horrorosa mídia defensora de bandidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o TAF é a parte mais pegada do concurso. Também nunca tive interesse na área, Mago, abraços.

      Excluir
  3. O limite de idade (que varia por estados) também influencia a dificuldade.
    Um concurso bem interessante que teve recente aqui foi de capitão da PM do RS. Era 12 mil reais iniciais podendo chegar a 20 mil no auge da carreira, mas tinha uma condição específica: ser formado em direito e ter menos de 30. Mesmo assim, acho que era 5 mil pessoas para 200 vagas. Uma das menores densidades que vi para esse nível salarial!
    Não sei como é atualmente, mas antigamente os testes físicos eram bem difíceis. Por outro lado, academia é algo que está na rotina de milhões atualmente...

    Já a polícia civil, dependendo do estado, é mais concorrido por ser visto como algo mais "leve"... o que não sei, sinceramente, como é a realidade. Aqui no RS paga muito bem nessa área também. Mais que DF até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado, Rodnei, o limite de idade, sem dúvidas, elimina muitos concorrentes.

      Aqui no RJ também há um concurso similar a este do RS, para oficial da PM, sei que exige direito, não sei se há, limite de idade. Também, embora levemente disputado, pro nível salarial possui relação candidato/ vagas relativamente baixa. O seu exemplo mesmo possui relação de 25, o que convenhamos é muito baixo pra esse salário inicial.

      grande abraço.

      Excluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas