domingo, 9 de fevereiro de 2020

Moedas comemorativas de 1 real: como é difícil conseguir uma dessas!

Estava olhando um post que o companheiro Diário de um Poupador fez há uns anos sobre moedas de real que podem valer mais que o valor de face por diversas questões, uma dessas questões é se a moeda é comemorativa. 

Pessoalmente sou um entusiasta da numismática e muito me empolga ver que o Bacen tem lançado mais moedas comemorativas nos últimos anos. Inclusive ano passado, quando lançou o seguinte belo exemplar comemorativo de 25 anos do Real:


Hora da História: Mês retrasado consegui um destes, estava um tanto alcoolizado num boteco de madrugada - nessa época eu ainda bebia - mas notei que havia pego a moeda - eu sempre confiro as moedas de um real - até comentei com o barman na hora e posteriormente guardei a moeda cuidadosamente no bolso de minha camisa. Fui para a casa de minha mãe - geralmente durmo la aos fins de semana - e coloquei a moeda sobre uma mesa no meu quarto. No dia seguinte, antes de voltar para casa fui procurar pela mesma e para meu desespero descobri que ela havia sumido! Minha mãe havia utilizado para completar o preço de sei la o que. 

O episódio sem dúvida me mostrou que a minoria das pessoas parece ser completamente desinteressada no assunto, olha apenas as características gerais da moeda sem perder tempo em procurar ver o que está estampado nela...

Enfim, gosto de guardar essas moedas comemorativas, mas aparentemente não sou o único, isso porque é dificílimo encontrar uma dando sopa por aí, ainda mais em bom estado de conservação. 

Sei que países como o Reino Unido lançam moedas comemorativas com frequência e parece que o Brasil já entrou na onda - também não é legal que todo ano hajam diversas moedas diferentes, senão perde a graça.

No mais, olha estes exemplos de moedas comemorativas do Reino Unido que circulam normalmente por la - de forma similar as nossas comemorativas de 1 real das Olimpíadas e afins:

Moeda que comora o icônico personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle no final do séc. XIX. Ao lado do busto de Holmes há alguns títulos de contos do detetive.






2 comentários:

  1. Fala Astronauta. Valeu pela citação meu amigo pois é, difícil encontrar essas coisinhas por aí hehehe. Se fosse fácil, não teria graça, jmmm você falou. A moeda que eu mais procuro é a de 50 centavos sem o zero! Eu penso em vender quando encontrar. Mas a procura já tem tanto tempo, que não sei se vou conseguir passar pra frente essa raridade. Dizem que só saíram 40 mil dessas. Muitas já foram recolhidas. E pra comprar não vale a pena, muito caro

    Ótimo post. Ainda nem vi essa comemorativa de 2019. Se achar, vou segurar

    Abração e fica com Deus

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas