segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O longo hiato

O longo hiato

Bate um certo aperto no peito constatar que já estamos no ultimo trimestre do ano e o único concurso "grande" que fiz este ano - e pelo andar da carruagem terá sido o único - foi o TRF-RJ/ ES, conforme relatado em alguns posts aqui de "Carreira de Concurseiro".

Ano passado não fora diferente, somente fiz um concurso com cargo de mais de 6000R$ mensais, dois fatores são basilares para explicar estes longos hiatos entre um grande concurso e outro que prejudicam a minha experiencia concurseira:

1- Atual escassez de concursos públicos

Não é novidade para ninguém que a crise econômica veio forte no segundo mandato Dilma, e embora o Brasil tenha observado melhorias econômicas muito sutis no governo Temer, a situação econômica continua apertada. O que restringe a abertura de novos certames públicos.

O pior é que no Estado em que resido, o RJ, a situação está ainda mais delicada, inclusive com muitos funcionários públicos estaduais tendo constantes atrasos salariais. Uma das medidas adotadas pelo governo estadual foi justamente congelar os certames públicos no âmbito do poder executivo estadual.

Felizmente a crise não durará para sempre e creio que os certames voltarão com força, isso porque embora uma cultura econômica liberal pareça crescente no Brasil - basta observar o crescimento de popularidade do partido Novo - acredito firmemente que a curto/ médio prazo  o Estado brasileiro não perderá o seu gigantismo e consequente necessidade de muita mão de obra. 



Este é o tipo de noticia absurda que estimula o crescimento do liberalismo econômico no Brasil,os servidores federais do alto escalão poderiam muito bem passar despercebidos, mas não, são altamente gananciosos (clique na imagem para ir a noticia no site da Folha de S. Paulo).


2- Falta de dinheiro

Isto é meio embaraçoso, mas o fato é que já deixei de fazer muito certames por falta de dinheiro para realizar o translado aos locais de prova, felizmente este é um problema que não terei mais, visto que meus rendimentos aumentaram em pelo menos 1000R$ liquidos, desde que entrei num novo emprego neste segundo semestre de 2017.


Motivação sozinha não será suficiente. Se você tiver um idiota e você o motivar, agora você terá um idiota motivado. - Jim Rohn.


3 comentários:

  1. É amigo, só tem cadastro de reserva na PQP e poucos que valem a pena. Tá feia a coisa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahah mesma coisa aqui. Só esse ano, mesmo desempregado cheguei a torrar quase 2k nisso. Depois que passei no 1º concurso prefiro guardar a grana.
    Deixar as primas só pra quando cansar a mão mesmo.

    Enquanto isso é estudando c sangue nos olhos pra não vacilar mais nenhum dos próximos bons (poucos) certames.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí petisco, com o atual salário só da pra ir uma vez por ano e olhe la, não vou dizer que quando tiver ganhando uns 10k mensais não vou frequentar pelo menos duas vezes por mês.

    ABraços.

    ResponderExcluir

Nobres leitores, se eu demorar a responder, é porque provavelmente tô fazendo cosplay de eremita e estudando pra concursos.

Aquila non capit muscas